Campanha Nacional de Fundos
Envolver todo o Partido


A decorrer desde Janeio, a Campanha Nacional de Fundos, decidida pelo Comité Central, sofre tratamentos diferenciados ao nível das várias organizações. Para o seu êxito, Euclides Pereira, um dos responsáveis da Comissão criada para acompanhamento desta iniciativa, considera factor decisivo o empenhamento de todo o Partido.

«Criar condições que permitam compatibilizar a intensa actividade política e partidária que o Partido está a desenvolver com as iniciativas em torno da Campanha Nacional de Fundos é a grande questão que se coloca à organização», diz Euclides Pereira.
A forma privilegiada consiste, assim, «em não considerar a campanha como mais uma tarefa mas sim integrá-la em toda a imensa actividade partidária» do PCP, partido «indispensável à concretização de uma verdadeira viragem política à esquerda a que os portugueses aspiram». É por isso que o enorme esforço financeiro que as eleições vão colocar, adicionalmente às despesas da actividade política, torna «indispensável concretizar com êxito esta campanha».
Por outro lado, sublinha Euclides Pereira, este esforço será tanto mais facilmente conseguido, quanto «formos capazes de envolver o Partido» na campanha e de, os organismos em geral e cada um de nós individualmente considerado, compreendermos as reais dificuldades financeiras que existem e «o indispensável empenhamento de todos na sua superação».
Assim, «é fundamental que se tomem algumas medidas mínimas de direcção, de modo a que a discussão em todos os organismos do Partido, aos mais diversos níveis de responsabilidade, se faça com a regularidade que uma campanha com esta importância exige».
E a exemplo do que se tem verificado em campanhas anteriores, Euclides Pereira lembra a importância da constituição de pequenos colectivos que fomentem a discussão, proponham iniciativas e alertem para a necessidade de destacar camaradas para a recolha de fundos em todas elas, quer se realizem dentro do Partido - reuniões, plenários, Assembleias de Organização -, quer no exterior - comemorações do aniversário do Partido, dos 25 anos do 25 de Abril, estas populares e outras.
Para já, com vista à dinamização da campanha, o Partido vai realizar, entre 25 e 28 de Março, uma Jornada Nacional de Recolha de Fundos que, para além dos materiais centrais de apoio já distribuídos às organizações, tem em fase de concretização um novo material específico.
Sendo o objectivo da Jornada «fazer desta batalha uma actividade não envergonhada», o Partido vai, nesses dias, «estar na rua e nos locais de trabalho, às claras, a falar com toda a gente e a pedir-lhes que contribuam financeiramente».
Esta iniciativa implica, porém, alerta o dirigente comunista, a necessidade de «organizar desde já a participação de centenas e centenas de membros do Partido».


«Avante!» Nº 1316 - 18.Fevereiro.1999