Deputados comunistas
no terreno com as populações


Depois de ter recebido no Parlamento na passada sexta-feira passada uma delegação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, o deputado comunista Rodeia Machado desloca-se no próximo dia 22 à Panasqueira, onde se avistará com os trabalhadores e seus representantes.

Conhecer mais de perto e de viva voz as preocupações que hoje percorrem as gentes da região, face à anunciada intenção da administração da empresa proceder a um despedimento colectivo, constitui o objecto desta visita, no decorrer da qual Rodeia Machado não deixará simultaneamente de expressar a solidariedade activa do Grupo Parlamentar do PCP.
Os trabalhadores, recorde-se, estão em luta pela manutenção dos postos de trabalho, hoje em risco de serem drasticamente reduzidos pela empresa, que invoca como pretexto a baixa de preço do minério a nível internacional.
Os trabalhadores contestam, assinalando estarem em causa os interesses dos trabalhadores e de uma região já de si fortemente carenciada de indústria e de postos de trabalho. Registam ainda o facto de a Panasqueira ser a única mina no quadro dos países da União Europeia a extrair volfrâmio, existindo reservas de minério para abastecer as necessidades do espaço europeu durante 20 anos.
Nesse mesmo dia, Rodeia Machado efectua ainda uma visita à Portucel, em Vila Velha de Rodão.

Coimbra e Castelo Branco

Para um melhor conhecimento dos problemas que atingem o sector da Saúde, também o deputado comunista Bernardino Soares inicia amanhã uma série de contactos em unidades hospitalares e centros de saúde nos distritos de Coimbra e Castelo Branco. O programa de amanhã será totalmente preenchido no primeiro daqueles distritos e inclui visitas ao Hospital Geral de Covões, bem como aos centros de saúde de Miranda do Corvo, Condeixa-a-Nova e Penacova. No dia 22 o percurso será pela Beira Interior, com deslocações ao Hospital do Fundão e ao Hospital Distrital da Covilhã, estando igualmente prevista a visita ao novo, mas ainda não aberto, Hospital da Cova da Beira.

Évora

O deputado Lino de Carvalho, por sua vez, tem também uma agenda muito preenchida no próximo dia 22. Integrando uma delegação da Organização Regional do PCP do Alentejo, o parlamentar comunista tem encontros marcados com a delegação da Ordem dos Médicos, com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e com o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública, estando ainda previstas visitas ao Centro de Saúde de Évora e aos hospitais do Espírito Santo e do Patrocínio.


«Avante!» Nº 1316 - 18.Fevereiro.1999