Co-incineração de resíduos industriais
«Os Verdes» pedem contas a Guterres


O Partido Ecologista «Os Verdes» solicitou ao Presidente da República uma audiência para dar a conhecer o conjunto de preocupações que tem relativamente à decisão do Governo de co-incinerar resíduos industriais perigosos em Portugal, nas cimenteiras de Souselas e Maceira, com estação de tratamento e armazenamento no Barreiro.

Esta decisão, advertem em comunicado, constituirá um risco permanente para as populações que, «ávidas de qualidade de vida, não toleram mais ameaças à saúde pública e ao ambiente».
Ainda sobre esta matéria, «Os Verdes» consideram ser chegada a hora de o Primeiro-Ministro «dar sinais claros de respeito pelas resoluções do Parlamento». Em nota aos órgãos de comunicação social, aquele Partido recorda nomeadamente o projecto de resolução da sua autoria aprovado no passado dia 20 de Janeiro, no qual se recomenda ao Governo a imediata suspensão do processo de co-incineração de resíduos industriais perigosos e a revogação da decisão quanto à escolha dos locais.

Derrame em Leça da Palmeira

Motivo de preocupação para «Os Verdes» é ainda a refinaria da Petrogal em Leça da Palmeira, onde recentemente ocorreu mais um derrame de crude nas operações do pipeline. Em face do sucedido, solicitadas foram reuniões à Câmara Municipal de Matosinhos, à Protecção Civil e aos responsáveis da refinaria com vista a estudar o problema e tentar esclarecer definitivamente o que «Os Verdes» consideram ser «as carências estruturais ou outras que afectam o funcionamento do referido equipamento e a própria refinaria, com claros prejuízos para o ambiente e para a saúde e segurança das populações».


«Avante!» Nº 1316 - 18.Fevereiro.1999