Argélia
Eleições a 15 de Abril


A primeira volta das eleições presidenciais argelinas realiza-se no o próximo dia 15 de Abril, anunciou há dias o presidente Liamine Zéroual num discurso à nação.

O presidente argelino, que não se recandidata ao cargo, decidiu um 11 de Setembro antecipar as eleições, encurtando o seu mandato de cinco anos. As primeiras eleições presidenciais pluralistas da história da Argélia realizaram-se em 1995.
Na sua comunicação ao país, Zéroual garantiu que a ida às urnas será «transparente e democrática, livre e credível», tendo apelado aos funcionários públicos para que respeitem «o seu imperativo constitucional e legal de imparcialidade e de lealdade» na organização do escrutínio; ao mesmo tempo, pediu aos argelinos para participarem «activamente» nesta consulta eleitoral.
Liamine Zéroual disse que não hesitaria na adopção das medidas consideradas necessárias caso se verifique que a preparação das eleições «venha a ser desviada dos seus nobres objectivos».
Segundo a legislação argelina, cada candidato deverá reunir um mínimo de 75 mil assinaturas em pelo menos 25 «wilayas» (circunscrições) ou, em alternativa, 600 assinaturas de cidadãos eleitos nos vários níveis de administração pública.
A situação na Argélia continua no entanto longe da paz social necessária para garantir a normalidade do acto eleitoral. Ainda na semana passada as forças de segurança argelinas mataram 17 presumíveis terroristas armados em várias operações militares, em diversas localidades da Argélia, segundo noticiou a imprensa local.


«Avante!» Nº 1316 - 18.Fevereiro.1999