CNA exige medidas
para suinicultura em crise


Neste mês de Fevereiro os suinicultores estão a vender os seus animais 30% a baixo do próprio custo de produção. Este um indício claro da crise que este sector atravessa e para a qual a Confederação Nacional da Agricultura - CNA pede medidas urgentes.

Em conferência de imprensa realizada, em Lisboa, sexta-feira passada, a CNA sublinha o peso económico e social deste sector, que corresponde a mais de 40% da produção animal, quase 20% do Produto Agrícola Bruto e perto de 30.000 explorações.
A situação actual é grave e passa por um grande endividamento e descapitalização, tanto mais que os investimentos efectuados nos últimos dois anos, quando a situação do mercado parecia estabilizada, continuam por recuperar. O crédito tornou-se impossível e nalguns casos as fábricas de rações recusam os fornecimentos habituais. Teme-se que desapareçam 50% dos suínos portugueses.
As causas desta situação estão no aumento da produção a nível europeu, em simultâneo com dificuldades na exportação, em virtude das crises financeiras no Leste/Rússia e países da Ásia, grandes importadores do mercado da União Europeia. Não por acaso o mercado português tem vindo a ser invadido por carne estrangeira, em particular de Espanha, a preços arrasadores para a produção nacional.
De notar que, contrariamente a vários países europeus, altamente excedentários, Portugal está muito longe de ser auto-suficiente.
As medidas entretanto tomadas não foram eficazes, por falta de condições reais e/ou por atrasos na sua implementação, pelo que outras medidas se impõem.
A CNA propõe que, a nível europeu, sejam accionados em pleno, e com verbas suficientes, os instrumentos contidos nesta Organização Comum de Mercado.
A nível nacional, a Confederação Nacional da Agricultura considera essenciais medidas como o reforço da fiscalização, a redução de custos dos factores de produção, linhas de desendividamento em condições suportáveis, linha de relançamento, isenção durante um ano das contribuições para a Segurança Social sem perdas de direitos, criação de um Seguro Pecuário ou de Rendimento da Exploração que ponha os suinicultores, bem como outros produtores, ao abrigo de situações deste tipo.
Também na avicultura a situação de mercado é muito difícil, com grandes quebras de preços, devido a importações da U.E.
Os grandes grupos económicos têm vindo a organizar-se no sentido de asfixiar a pequena e média produção, através do controle dos preços, quer das aves quer das rações, deixando de fornecer rações e concentrando a produção.
Uma situação que - a não serem tomadas medidas urgentes - tenderá a eliminar milhares de pequenos produtores nesta área.


«Avante!» Nº 1317 - 25.Fevereiro.1999