Pescadores ameaçam
barrar porto do Funchal


Os pescadores do atum de Machico e Caniçal ameaçaram barrar a entrada do porto do Funchal com as suas traineiras, caso o Governo Regional não resolva a crise provocada no sector pela falta de atum nos mares da Madeira.

Cerca de 100 pescadores daquelas localidades deslocaram-se segunda-feira ao Funchal, acompanhados pelo deputado da CDU/Madeira Edgar Silva, para ter uma reunião com o secretário regional da Agricultura, Florestas e Pescas, Bazenga Marques, mas este estava na ilha do Porto Santo.
Em alternativa, os manifestantes pediram para ser recebidos pelo director regional das Pescas, tendo então sido informados de que Bazenga Marques receberia uma delegação de seis pescadores na terça-feira, na condição de não se fazerem acompanhar por elementos da CDU/Madeira.
A crise que se faz sentir nas comunidades piscatórias e, em especial, na vila do Caniço, concelho de Machico, está a atingir proporções alarmantes. Os pescadores vivem uma situação de crise social e económica muito grave, e só uma intervenção de emergência é que poderá minorar os efeitos sentidos actualmente.
Neste quadro, o deputado da CDU/Madeira Edgar Silva defende, nomeadamente, a criação de um fundo para situações de crise.


«Avante!» Nº 1318 - 4.Março.1999