Parlamento dos jovens
pode ter sede no Porto em 2001


O deputado do PCP no Parlamento Europeu, Honório Novo, enviou na passada segunda-feira uma carta ao presidente da Câmara Municipal do Porto e ao presidente do Conselho de Administração do Porto 2001 SA, com o objectivo de solicitar o apoio institucional das duas entidades à realização de uma sessão plenária do Parlamento Europeu dos Jovens na Capital Europeia da Cultura de 2001.

Honório Novo inforama que a Associação Portuguesa do Parlamento Europeu de Jovens se candidatou a que uma das duas sessões deste parlamento no ano 2001 venha a ter como sede a cidade do Porto.
No entanto, explica, existem outras candidaturas, entre as quais Roterdão e Marselha, existindo contudo grandes possibilidades de que a decisão venha a recair sobre as cidades do Porto e de Roterdão, já que ambas serão naquele ano capitais europeias da cultura.
É neste sentido que o deputado considera que se justifica que quer a Câmara quer o Conselho de Administração do Porto 2001, SA, apoiem institucionalmente a candidatura da Associação Portuguesa e possam inclusivamente inscrever no programa da capital da cultura a realização de uma das sessões do Parlamento de Jovens.
Refira-se ainda que a Associação Portuguesa do Parlamento de Jovens está neste momento a estabelecer personalidade jurídica e terá sede na cidade do Porto.


«Avante!» Nº 1318 - 4.Março.1999