Paris
Militantes aprovam orientações


Militantes do PCP emigrados na região de Paris reuniram recentemente para debater uma proposta de objectivos e de trabalho que foi apresentada pelo organismo de direcção do Partido na respectiva região.

O documento - aprovado por unanimidade - salienta o peso da comunidade portuguesa em França que, com 649.714 pessoas (números referentes a 1990, último censo da população feito em França), representa cerca de 16% do total dos emigrantes naquele país, 47% dos quais vivem na região de Paris.
Os comunistas da região de Paris propõem-se alcançar dois objectivos centrais para este ano: tomar medidas orgânicas de forma a dar mais eficácia à intervenção política do Partido; obter bons resultados eleitorais, nas listas da CDU para o Parlamento Europeu e para a Assembleia da República, para o que reforçou a importância da criação de uma comissão CDU na Região e a realização do Encontro CDU/99 - França, em 2 de Maio..
No plano orgânico e no quadro dos objectivos definidos, propõem-se criar 6 núcleos, divididos por áreas geográficas, 1 núcleo de mulheres comunistas e um núcleo de jovens. Foram também tomadas algumas medidas e orientações de trabalho, nomeadamente em relação ao recrutamento, no contacto com os desligados, à campanha de fundos, e no acompanhamento das organizações sociais na emigração.
Virados para o presente e para o futuro, e honrando a história do seu Partido - cujo aniversário irão comemorar no dia 20 de Março, em Paris - os comunistas portugueses que vivem e trabalham em França pretendem continuar a lutar pela participação, valorização e defesa dos interesses dos cidadãos, dos trabalhadores, das comunidades, dos povos. Por uma União Europeia mais democrática, cooperante e solidária, e não ao serviço da globalização capitalista que tanto desemprego, insegurança, guerras e sofrimentos está a causar. Por um Portugal democrático e de progresso material e cultural.


«Avante!» Nº 1319 - 11.Março.1999