Lisboa
Comunistas atentos à qualidade de vida


A Organização da Cidade de Lisboa do PCP prossegue os seus contactos com populações, serviços públicos e sectores de actividade, com o objectivo de auscultar problemas e encontrar soluções.

Em relação à visita efectuada ao Centro de Saúde de Santo Condestável, o PCP constatou que as instalações são inadequadas para a população abrangida (24 mil utentes) e com maus acessos, o número de enfermeiros é insuficiente, as consultas de especialidade têm longas listas e tempos de espera e faltam meios auxiliares de diagnóstico.
Entretanto, combatendo a desresponsabilização do Estado nesta área, o PCP tem proposto a atribuição de mais dinheiro do Orçamento para o Serviço Nacional de Saúde, o que permitiria, nomeadamente, a construção de 14 Centros de Saúde em falta (só em Lisboa), a melhoria das instalações dos que já existem, mais meios materiais, mais médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar nos Centros de Saúde.
Na freguesia de Benfica, em especial no Bairro da Boavista, a delegação do PCP, que integrava a vereadora Rita Magrinho, analisou não só os problemas dos serviços de Saúde - que está longe de corresponder às necessidades da população - como os dos Correios, aqui constatando, por exemplo, que, para comprar um simples selo, doze mil moradores deste bairro são obrigados a deslocar-se dois quilómetros.
Entre outras questões, o PCP verificou que a população da Boavista precisa de uma extensão do Centro de Saúde, de um posto dos Correios, de uma Casa Mortuária, de uma Praça de Táxis e da passagem das carreiras da Carris pelo interior do bairro.

Monsanto
mais seguro

Também uma delegação constituída por Luís Fernandes, João Amaral e Rui Godinho contactou os serviços de Ambiente e a Polícia Florestal, a que se seguirá uma visita aos Serviços de Protecção Civil.
Na serra de Monsanto, onde a acção da Polícia Florestal - protecção de pessoas e bens na floresta - é complementada pela PSP nos arruamentos e estradas, os responsáveis destes serviços fizeram o ponto da situação à delegação. Quer em termos de enquadramento na estrutura municipal (falta de pessoal, vencimentos e similares) quer em termos de legislação e de desempenho (os objectivos atingidos, a dedicação dos guardas, as dificuldades e medidas que esperam dos responsáveis).
Apesar de Monsanto aparecer hoje como uma zona muito mais segura - com as áreas da Serafina e do Parque Ecológico mais utilizadas -, podem espreitar novos perigos resultantes de algum tráfico de droga da zona do Casal Ventoso e que exigem a necessidade de uma maior vigilância, através, designadamente, da coordenação com a PSP e a GNR a cavalo.

Ajuda

Entretanto, a Comissão de Freguesia da Ajuda visitou, na semana passada, 3 IPSS's e 4 Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo a oportunidade de confirmar a grave carência de creches - todas as instituições visitadas têm grandes listas de espera - e a necessidade absoluta de reabertura da Esquadra da PSP na Boa Hora.
A título de exemplo, foram referenciados casos de crianças que têm de faltar às aulas para tomar conta dos irmãos mais novos e o caso de assalto a pátios e recreios de um Jardim de Infância e Creche na Calçada da Ajuda por toxicodependentes.
As delegações comunistas - que registaram o apreço existente pelo trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia da Ajuda -, consideram que a resolução destes problemas passa por o Estado investir mais no apoio às famílias e às IPSS's, assim como na construção de equipamentos sociais dotados dos meios humanos e materiais adequados.


«Avante!» Nº 1322 - 1.Abril.1999