Amadora
CDU denuncia incapacidade de gestão


A «incapacidade de gestão socialista de ir além de uma diminuta execução de 28,5% do Plano de Actividades orçamentado» é a razão de fundo que levou a CDU/Amadora a votar contra o Relatório de Actividades de 1998. Um facto que contrasta, de forma flagrante, com o nível de execução de 64,1%, obtido pela CDU no último ano de presidência da Câmara.

Idêntico foi o voto relativo à Conta de Gerência de 1998, que regista uma quebra de receitas de mais de 2 milhões e 200 contos, reflectindo nomeadamente a ausência de intervenções, a passividade e falta de dinâmica na área dos investimentos.
Na Declaração de Voto, a CDU põe em causa as opções de gestão assumidas pela maioria socialista e sublinha que, do relatório, ressalta, além do mais, a dependência da Câmara de projectos apoiados pela administração central.
Ponto por ponto, a CDU assinala múltiplos pontos fracos. É o caso da área da educação em que, no plano do ensino pré-escolar, dez das 18 acções previstas não foram concretizadas, ou no ensino básico e secundário, das 84 acções do plano, 35 não foram concretizadas.
Outro exemplo claro é o da área da juventude, que «mereceu especial atenção da maioria socialista, obviamente pela negativa». Concretamente, 8 das 15 acções previstas não se concretizaram e, para culminar, foi encerrado o Espaço Alfornelos para a Juventude.
O mesmo défice na concretização de objectivos propostos repete-se com a acção social direccionada para deficientes, em que, em termos financeiros, a execução se ficou pelos 8,4%, ou ainda no que respeita às comunidades étnicas e de imigrantes do município, com uma execução financeira de 22,2%.
É talvez na área da habitação que os baixos níveis de concretização são particularmente chocantes. A área da habitação serviu de «cavalo de batalha do PS», para criticar a anterior gestão CDU. Entretanto, um ano volvido, os níveis de concretização não se comparam: com o POS, em 1998, foram de 6,4%, com a CDU, em 1997, de 65,1%. No comentário da CDU, «aqui se espelha a diferença entre dois comportamentos» - o PS fez 10 vezes menos.


«Avante!» Nº 1323 - 8.Abril.1999