Álvaro Cunhal nos Açores


Na segunda-feira passada, Álvaro Cunhal participou num colóquio dedicado à Liberdade, que se realizou na Escola Secundária Vitorno Nemésio, em Praia da Vitória, ilha Terceira.

A iniciativa, que abriu e encerrou com a actuação de um grupo musical composto por alunos, professores e funcionários da Escola, esteve integrada na Semana da Filosofia organizada por aquela Escola, decorrendo num ambiente de grande participação e de autêntica comemoração do 25 de Abril.
Ao longo de mais de duas horas, Álvaro Cunhal dialogou com alunos, professores e cidadãos da Praia da Vitória que encheram por completo o auditório daquela escola.
À noite, em Angra do Heroísmo, Álvaro Cunhal participou num jantar-convívio muito alargado com debate sobre o 25 de Abril e a actualidade política.
Na manhã seguinte, o dirigente comunista voltou à Escola Vitorino Nemésio, desta vez para responder a muitas questões postas por alunos e professores daquela escola sobre a obra de Manuel Tiago.
A visita de Álvaro Cunhal à Terceira, que mereceu acentuada referência na comunicação social dos Açores, deu lugar a diversas entrevistas a jornais, rádios e televisão local.
Em declarações à comunicação social, o coordenador do PCP/Açores, José Decq Mota, sublinhou a forma muito calorosa, interessada e amiga como em todo o lado Álvaro Cunhal foi recebido.


«Avante!» Nº 1326 - 29.Abril.1999