Madeira
Esquerda Unitária
debate ultraperiféricas


As regiões ultraperiféricas da União Europeia estiveram no centro do debate ontem realizado, durante o segundo e último dia de trabalhos da reunião do Grupo Confederação da Esquerda Unitária, realizada na cidade do Funchal.

Após a conclusão do encontro, os deputados previam divulgar um declaração conjunta sobre o tema, que é fruto da reflexão entre os partidos dos países com este tipo de regiões, designadamente Portugal, Espanha e França.
O documento, que contamos poder divulgar na próxima edição, constitui um compromisso político para a próxima legislatura do Parlamento Europeu e pretende dar conteúdo político à especificidade do estatuto destas regiões recentemente consagrado no Tratado de União Europeia.
No programa de ontem estava ainda prevista uma visita dos deputados a várias localidades da ilha, como o Paul do mar e Arco da Calheta, para contactarem com a realidade socioeconómica da região, com pescadores, agricultores e seus representantes, aproveitando para avaliarem as consequências das recentes intempéries.
Refira-se que os trabalhos iniciaram-se na terça-feira com uma intervenção do secretário geral do PCP, Carlos Carvalhas, sessão em que esteve igualmente presente Ilda Figueiredo, primeira candidata da CDU ao Parlamento Europeu. Entre os convidados, estiveram dirigentes da CDU/Açores e Esquerda Unida das Canárias. No mesmo dia realizou-se ainda um debate sobre as principais questões da agenda 2000.


«Avante!» Nº 1326 - 29.Abril.1999