Ilda Figueiredo em Bragança


A convite da Comissão Distrital de Bragança do PCP, Ilda Figueiredo, cabeça de lista da CDU ao Parlamento Europeu, visitou o distrito de Bragança, no passado dia 26 de Abril.

A visita começou logo de manhã com contactos na Feira de Mirandela com os agricultores e comerciantes. Nesta acção foram inúmeros os agricultores e produtores de gado que se identificaram com as posições do PCP relativamente aos problemas existentes no sector e às soluções possíveis, donde se destaca a urgência de uma nova política para a agricultura nacional.
Ilda Figueiredo, que era acompanhada por mais dois candidatos ao Parlamento Europeu, Armando Carvalho, dirigente nacional da CNA, e Maria do Loreto, engenheira silvicultora, ambos de Trás-os-Montes, almoçou com apoiantes num restaurante da cidade de Mirandela e à tarde encontrou-se com a Coordenadora da Sub-Região de Saúde de Bragança, com a Direcção do Instituto Superior Politécnico de Bragança e respectivas Escolas Superiores do Campus Universitário, visitando demoradamente as suas instalações, e com a Direcção do NERBA – Núcleo Empresarial de Bragança para conhecer as actividades e objectivos das instituições.
Ao fim da tarde, realizou-se uma conferência de imprensa, na sede do PCP em Bragança, para fazer um balanço dos contactos, onde Ilda Figueiredo se referiu ao resultado da visita efectuada e às linhas gerais da sua candidatura. Demoradamente abordou os problemas da agricultura, da saúde no meio rural do Nordeste e da necessidade de construir novos Centros de Saúde de raiz, do Ensino Superior e da importância estratégica para Bragança da criação da Universidade contando com o actual IPB, da urgência de um forte investimento público no distrito como factor fundamental para o necessário desenvolvimento, com vista à fixação das populações e combate à desertificação.
Por parte da Comissão Distrital de Bragança do PCP, José Brinquete disse que os comunistas transmontanos consideram um factor muito positivo e motivo de orgulho para Trás-os-Montes o facto de a lista da CDU ao Parlamento Europeu ter dois candidatos da região que, a par da sua reconhecida postura política e cívica, são ainda personalidades destacadas tanto no movimento associativo agrícola como na área científica. Recorda-se que Armando Carvalho é um destacado dirigente agrícola, conhecedor em profundidade deste sector, nomeadamente dos problemas agrícolas de Trás-os-Montes e Alto Douro, e a engª Maria do Loreto, para além de professora agregada e Presidente do Conselho Científico da Escola Superior Agrária do IPB, é uma destacada cientista na área das folhosas, onde se releva todo o trabalho que tem desenvolvido relativamente ao castanheiro.

CDU com trabalhadoras

Ilda Figueiredo e Manuela Cunha, candidatas da lista CDU ao Parlamento Europeu, acompanhadas por mais de três dezenas de militantes bancárias e da Função Pública da ORL, promoveram, no dia 29 de Abril, acções de distribuição do folheto «Igualdade de direitos, uma condição de progresso» junto das trabalhadoras destes sectores.
No programa das candidatas, destinado a contacto com as mulheres, são ainda de destacar os encontros com delegados(as) sindicais das empresas do concelho de Sintra Damsung, Delfey, Sinipal e Multicircuitos, onde foram colocados os principais problemas das mulheres nestes sectores - intensos ritmos de trabalho, precariedade de emprego, ausência de condições de higiene e segurança, entre outros – e o encontro com a Comissão Nacional de Mulheres da CGTP-IN, no qual foi possível a troca de opiniões sobre os problemas das mulheres portuguesas e a União Europeia.
Para finalizar esta jornada, teve lugar uma sessão em Alhos Vedros, Setúbal, com uma centena de pessoas, na sua grande maioria trabalhadoras da empresa Kansas.


«Avante!» Nº 1327 - 6.Maio.1999