Jornadas de esclarecimento
contra a reforma da PAC


A Confederação Nacional da Agricultura - CNA e Associadas Regionais, vão realizar até 16 de Maio uma Jornada de esclarecimento e mobilização, através de contactos directos com os agricultores. Seguir-se-á depois, a curto prazo, uma nova jornada de protestos e movimentações de agricultores contra os acordos da reforma da PAC.

Esta uma decisão assumida pela direcção nacional da CNA, conjuntamente com dirigentes regionais, em reunião realizada dia 2 de Maio em Coimbra.
Em causa estão os recentes acordos da «Reforma da PAC», que a Confederação denuncia como uma «pesada derrota, para a agricultura e para o país, que ameaça de sentença de morte a lavoura nacional».
A CNA avança algumas exigências concretas, nomeadamente no que respeita às ajudas ao rendimento e outros apoios europeus ao desenvolvimento rural. Sempre na perspectiva de um apoio prioritário às explorações agrícolas familiares.
Destaque mereceram ainda as graves crises na suinicultura e produção leiteira, sectores para os quais a CNA continua a reclamar do governo apoios urgentes.


«Avante!» Nº 1327 - 6.Maio.1999