CDU/Madeira
propõe apoio a idosos


O grupo parlamentar da CDU/Madeira apresentou na Assembleia Legislativa Real da Madeira um projecto de resolução para a criação de uma Universidade para a Terceira Idade.

Uma proposta que tem em conta o facto de as estruturas existentes para apoio à população idosa não estarem adaptadas a «acolher alguém que quer continuar a ser útil e a sentir-se válido».
Com este projecto, a CDU/Madeira pretende que «seja constituído um centro de recepção de ensinamentos para que aqueles que são portadores de conhecimentos, principalmente aposentados licenciados, possam contribuir para o enriquecimento cultural de outros que pretendem manter a sua agilidade mental».
A CDU lembra que «cabe ao Estado um papel fundamental na política de terceira idade», criando condições adequadas para que os idosos «se sintam plenamente integrados e activos na vida da sociedade».
No quadro do «Ano Internacional das Pessoas Idosas», a CDU/Madeira apresentou também um projecto de decreto legislativo regional que defende um «sistema de atendimento prioritário ao idoso, a ser aplicado em todas as zonas de atendimento público, tendente a proporcionar melhores condições de inclusão social e realização pessoal».
No projecto lembra-se a necessidade de encarar a «nova realidade da evolução demográfica da nossa sociedade» e de «fazer face ao número crescente de idosos».
A CDU sublinha que «tendo em conta que a maioria deles já contribuiu, e muito, durante a sua vida activa para aquilo que hoje somos, e que pretendem continuar a ter uma participação efectiva na vida da comunidade, cabe-nos contribuir no sentido de minorar os seus problemas e dificuldades».


«Avante!» Nº 1327 - 6.Maio.1999