CDU/França abre campanha


O Encontro da CDU França, realizado no passado domingo, em Paris com a presença de candidata Ilda Figueiredo, marcou o arranque da campanha eleitoral da Coligação naquele país. Os participantes aprovaram uma resolução que defende um novo rumo para a construção europeia, e coloca o combate ao desemprego e a criação de postos de trabalho como a primeira prioridade.

A Coligação apela ao voto dos emigrantes comprometendo-se a lutar pela real liberdade de circulação dos trabalhadores e dos cidadãos e pelo desenvolvimento dos direitos cívicos e políticos dos emigrantes. «O voto na CDU será um voto na luta pela adequação dos serviços consulares, pelo reforço na coordenação dos serviços de segurança social, pelo apoio real ao movimentos associativo, por uma maior intervenção na área da formação profissional e linguística, pela criação de serviços de apoio aos emigrantes que desejem regressar a Portugal, por um maior investimento do Estado português no ensino da língua e da cultura portuguesa», lê-se no documento saído do Encontro.
Depois de um período de pré-campanha que se iniciou em 27 de Fevereiro, o calendário de iniciativas da CDU/França promete uma campanha dinâmica até às eleições. Já no próximo dia 16 de Maio, realiza-se na capital francesa uma jornada de propaganda; em Nemours, dia 22 de Maio, tem lugar uma debate com Porto de Honra; em Nanterre, dia 29 de Maio, é promovida conjuntamente pela CDU e pelo PCF, uma Festa no Parque André Malraux; outra Festa ao ar livre terá lugar em Montargis, no dia 30 de Maio; e o encerramento da campanha está previsto para o mesmo dia, em Champigny, com um encontro-festa organizado conjuntamente com o PCF.
Entretanto, o programa eleitoral da CDU e o documento Mais CDU em defesa dos emigrantes serão distribuídos através de uma operação postal, directamente nos mercados e nas grandes empresas onde trabalham número significativo de portugueses. A CDU/França irá editar ainda um documento com fotografias das personalidades que apoiam e apleam ao voto na Coligação, bem como se empenhará na campanha de fundos para fazer face às despesas com as campanhas eleitoriais.


«Avante!» Nº 1327 - 6.Maio.1999