Em defesa da Escola Pública


O Dia Mundial da Criança foi a data escolhida para uma iniciativa da Fenprof e do Sindicato dos Professores da Região Centro(SPRC), com que se pretende promover a qualidade da escola pública como «condição essencial para a construção de um futuro de progresso e justiça social».

Na manhã de dia 1 de Junho, no Rossio e na Feira do Livro em Lisboa, no Rossio de Viseu e junto ao Monumento ao Soldado Desconhecido em Lamego, vai realizar-se uma recolha de assinaturas do Manifesto em defesa da Escola Pública, organizada pela Fenprof e pelo SPRC.
Com este Manifesto pretende-se, segundo nota distribuída à comunicação social, dar corpo «ao sentimento generalizado dos portugueses em torno da ideia de que o investimento a realizar deve ser efectuado na Escola Pública, de modo a conferir-lhe mais qualidade e a diversificar as respostas educativas e sociais».
Em causa estão «as opções neo-liberais, que apontam no sentido da privatização do sistema educativo», uma postura ideológica que «penetrou uma boa parte da chamada classe política e o Governo - em claro distanciamento do país real».
Contra estas opções, o sindicato de professores defende «uma escola pública de qualidade para todos».

Manifesto

«Unir vozes em defesa da Escola Pública» é o objectivo deste Manifesto, que exorta os cidadãos «a que contribuam, por todas as formas adequadas, para que o poder político assuma por inteiro a responsabilidade de dotar o país de um sistema educativo público da mais alta qualidade».
O Manifesto, que recolheu já cerca de uma centena de assinaturas de personalidades das mais diversas áreas da cultura, da política, da investigação, sublinha a necessidade de criação de um movimento cívico orientado por «desígnios conducentes à construção de uma sociedade cada vez mais democrática, assente na paz, no desenvolvimento e na justiça social».
Objectivos que só é possível atingir plenamente se for assegurado «o direito de todas as crianças e jovens a uma educação de qualidade, promotora do sucesso educativo e da integração social».
O que equivale a dizer - com uma escola pública de qualidade. Pois só ela poderá garantir o direito à educação e proporcionará rigorosa isenção nos planos curricular, cultural, pedagógico e social.


«Avante!» Nº 1331 - 2.Junho.1999