Guarda
Ter voz na Europa


«Para um distrito da Guarda Melhor» é necessária a eleição de mais deputados da CDU no Parlamento Europeu, afirmou, em conferência de imprensa, com a presença de Ilda Figueiredo, a Comissão Coordenadora Distrital da Guarda desta coligação.

A vida dos portugueses depende cada vez mais das decisões tomadas na União Europeia, lembra a Coordenadora da CDU, para quem a integração europeia, no distrito da Guarda, serviu para acentuar assimetrias em relação as regiões do litoral e levar à quase destruição de actividade económicas fundamentais, como a agricultura, a indústria têxtil, o pequeno comércio, ao aumento do desemprego, è degradação das condições sociais e à desertificação do distrito.
Os deputados do PCP foram, entretanto, as «únicas vozes» que levaram ao Parlamento Europeu os problemas concretos da região, pugnando pela sua resolução.
Assim, é na sequência do contacto com todas as empresas do sector têxtil em situação de crise, que o Deputado Sérgio Ribeiro elaborou o Relatório Sobre a Situação do Sector Têxtil na Comunidade», aprovado e enviado à Comissão, consignando muitas das medidas imprescindíveis à defesa deste sector estratégico da economia.
Joaquim Miranda. por sua vez, depois de visitar as Adegas Cooperativas do distrito e de se inteirar sobre todas dificuldades e necessidades do sector, teve a oportunidade de «intervir com autoridade em defesa da produção nacional de vinho genuíno, feito de uvas. quando da discussão da OCM do sector, contra as imposições dos países ricos do Norte, do seu vinho feito à ase de sacarose que invade os mercados a preços baixos».
Por seu lado. Honório Novo, visitou várias Associações agrícolas do distrito solicitou ao PE apoios financeiros extraordinários para fazer face às calamidades naturais que em 1997 destruíram vinhas, pomares e outras culturas agrícolas.
Da autoria dos deputados comunistas foi também a apresentação de requerimentos no sentido do apoio, preservação e valorização de todo o património arqueológico do Vale do Côa.
Tudo isto, na opinião da Coordenadora da CDU, é razão suficiente para que todos os que defendem o desenvolvimento regional dêem o seu voto aos candidatos da CDU que, entretanto, reclamam uma reorientação das políticas sectoriais, designadamente nos aspectos que ignoram os atrasos e debilidades estruturais da região e defendem a canalização para ela de mais verbas do III Quadro Comunitário de Apoio.


«Avante!» Nº 1331 - 2.Junho.1999