Eleições Legislativas
CDU apresenta candidatos


O ano político em curso é demasiado intenso para que a actividade da CDU possa abrandar. Feita, pois, uma primeira análise aos resultados das eleições para o Parlamento Europeu, apenas há quatro dias realizadas, as Coordenadoras Distritais da CDU começam a apresentar os cabeças de lista pelos respectivos círculos eleitorais para as eleições legislativas de Outubro.

Ontem, em Coimbra, num hotel da cidade, a CDU apresentou o seu primeiro candidato pelo Círculo Eleitoral do distrito, Mário Oliveira Nogueira, numa Sessão Pública presidida pelo Professor António Avelãs Nunes, em que estiveram presentes destacadas personalidades empenhadas na eleição de um deputado da CDU por Coimbra.
Mário de Oliveira Nogueira, de 41 anos de idade, natural de Tomar e membro do PCP, é professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico em Coimbra, onde reside há 24 anos foi a pessoa escolhida para encabeçar a lista.
Enquanto professor e dirigente sindical, coordena o Sindicato dos Professores da Região Centro e é membro do Conselho Nacional e do Secretariado Nacional da FENPROF. Integra o Conselho Nacional da CGTP-IN e da sua Comissão de Educação e é membro do «Bureau Éxécutif» do Comité Sindical Europeu de Educação e do Comité Regional Europeu da Internacional de Educação. Dirige, ainda, a revista «Região Centro Informação».
Mário Nogueira tem, entretanto, integrado importantes movimentos de opinião e é autor de diversas comunicações em inúmeros Congressos, Conferências, Fóruns e Colóquios no país e no estrangeiro. É, ainda, Director Desportivo do sector de competição da Secção de Patinagem da Associação Académica de Coimbra.
Em declaração proferida durante a sessão, Mário Nogueira afirmou ter aceitado o «desafio» que lhe foi lançado pela CDU porque considera importante que o distrito de Coimbra «passe a ser protagonista e não apenas uma lenda», já que os deputados eleitos pelo PS e pelo PSD têm-se revelado «mais interessados em utilizar o seu mandato na legitimação de opções governativas» do que em assumirem-se como «porta-vozes» do povo que os elegeu, das suas preocupações e problemas.
Assim, o distrito tem sido relegado «para um plano secundário» em todas as áreas. Possui, no entanto, «dinâmicas e potencialidades» que a CDU pretende que sejam aproveitadas e desenvolvidas, para o que tem propostas concretas.
O primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra está convencido, quer pelas iniciativas realizadas quer pelos contactos estabelecidos, que esta mensagem pode chegar às pessoas. Aliás, a população conhece o trabalho da coligação que, mesmo sem a representação de Coimbra na Assembleia da República, nunca esqueceu o distrito e, pelo contrário, apresentou diversas propostas para o seu desenvolvimento.
Em todas as eleições desde 1995, designadamente nas que há dias se realizaram para o Parlamento Europeu, a CDU tem colhido, no distrito, a adesão de inúmeros jovens e crescido em número de votos. Essa uma das razões por que Mário Nogueira está confiante na sua eleição como deputado da coligação nas próximas legislativas.

Viseu

Também numa iniciativa pública, realizada ontem ao fim da tarde, foi apresentado o primeiro candidato da lista da CDU à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Viseu, Francisco Manuel de Almeida.
Com uma conferência de imprensa que decorreu no Rossio de Viseu e foi seguida de distribuição à população viseense de um documento de apresentação do candidato, a CDU marcou, assim, no distrito o momento de partida para a grande batalha eleitoral que agora se inicia.
Nascido em Campia, concelho de Vouzela, Francisco Manuel de Almeida, é professor, tem 40 anos de idade e integra a Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP.
Membro da Direcção do Sindicato dos Professores da Região Centro, do Conselho Nacional e do Secretariado Nacional da FENPROF e da Direcção da PROF - Associação de Professores de Viseu, é ainda dinamizador do Movimento que promoveu a petição «Pela Criação da Universidade Pública de Viseu».
A eleição de Francisco Manuel de Almeida pela CDU no Círculo Eleitoral de Viseu é, pois, o grande objectivo pelo qual se batem, a partir de agora, os comunistas e outros democratas deste distrito.


«Avante!» Nº 1333 - 17.Junho.1999