CDU
contesta
traçado de metropolitano para Odivelas
A Comissão Instaladora do Município de Odivelas anunciou o seu parecer favorável ao traçado final do Metropolitano de Lisboa, entre a Calçada de Carriche e Odivelas, e à localização das estações no Senhor Roubado e Odivelas.
Uma decisão
contestada pela CDU, que considera que este traçado não serve a
população e se fundamenta em bases economicistas.
Na proposta anteriormente avançada pela Câmara Municipal de
Loures, já tendo em conta um das hipóteses aventadas pelo
Metropolitano de Lisboa, defendia-se a localização de uma
terceira estação no parque Maria Lamas, com uma área de
influência directa de 16 mil habitantes.
A decisão da Comissão Instaladora inviabiliza e existência de
um estação no núcleo central da cidade pelo que, sublinha-se
em comunicado da CDU, «é bem possível que grande parte dos
moradores do concelho continuem a deslocar-se de carro para os
seus trabalhos, não se resolvendo, deste modo, o problema do
trânsito nos acessos a Lisboa e mesmo dentro da cidade.»
Desmontando os argumentos da Comissão Instaladora de que a
proposta da Câmara de Loures «tecnicamente não pareceu
exequível», a CDU lembra que o Metropolitano de Lisboa
«dispõe e utiliza tecnologias avançadas que permitem superar
facilmente as dificuldades alegadas, como ocorre nas obras em
curso no sentido de Stª Apolónia».A CDU sublinha, em
particular, que «os benefícios resultantes do serviço público
prestado a dezenas de milhar de pessoas, particularmente no
núcleo histórico de Odivelas, Patameiras, Pombais, Quinta do
Mendes, Arroja, Porto Pinheiro, Famões, Ramada» deveriam
prevalecer nas decisões a tomar, que nunca deveriam ser ditadas
por «motivações economicistas de curto prazo.»