Legislativas
CDU apresenta candidatos pela Emigração


Os candidatos da CDU pela Emigração foram apresentados no passado sábado, 19, durante um encontro realizado em Berna, na Suíça, onde foram igualmente conhecidos os mandatários da Coligação naquele país. No dia seguinte, decorreu na região de Paris uma iniciativa de divulgação dos primeiros candidatos pelo círculo da Emigração.

Manuel Beja A lista é encabeçada por Manuel Beja, de 54 anos, residente em Zurique desde 1972. Membro do PCP, é secretário nacional responsável pela mão-de-obra portuguesa no SIB – Sindicato da Construção e Indústria, e membro da comissão nacional de estrangeiros da USS – União dos Sindicatos Suíços. É coordenador da secção local do Conselho das Comunidades Portuguesas e presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Zurique. Manuel Beja foi candidato pela CDU nas eleições legislativas de 1995.

Isabel Mendes Isabel Mendes, a segunda na lista, tem 35 anos, emigrou para França em 1974 e reside em Champigny, na região de Paris. É empregada bancária e concorre como independente.

Luciano Caetano da Rosa Segue-se Luciano Caetano da Rosa, 53 anos, residente em Frankfurt. É doutor em Letras e leitor do Instituto Camões na Universidade de Mainz. É membro da Organização da Direcção, na Alemanha do PCP. Viveu na Suíça entre 1970/75, foi sócio fundador e presidente do Centro Português de Neuchâtel). Entre 1972/75 foi director e redactor do jornal O Brado, publicação dos trabalhadores portugueses anti-fascistas.
Regressou a Portugal em 1975, onde permaneceu até 1981, altura em que foi viver para a Alemanha. Em Portugal foi membro da Comissão Concelhia de Beja do PCP, esteve ligado ao Sindicato da Construção Civil e foi sócio fundador e membro da Direcção do Sindicato dos Professores da Zona Sul. Participou nas lutas estudantis de 1996 na Faculdade de Letras.

António Topa António Topa tem 51 anos. está emigrado em França há 31 anos e vive em Gennevilliers, na região de Paris. É interprete e tradutor junto de diversos organismos internacionais e professor de educação especializada. É membro do Organismo de Direcção na Região de Paris do PCP, presidente da Assembleia Geral da Associação de Cultura Popular – Portugal Novo e membro fundador da Mútua de Portugal (em França). Foi Secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores Consulares – STCDE, de que é actualmente sócio honorário e candidato da CDU nas eleições legislativas de 85, 87 e 91.

Dar resposta
aos emigrantes

No encontro da Suíça, Manuel Beja afirmou que a candidatura da CDU visa combater a política de emigração do Governo PS e afirmar as propostas próprias da Coligação. Entre outros aspectos, o cabeça de lista sublinhou que a política de emigração tem de ter em conta as mudanças ocorridas no seio das comunidades portuguesas e dar resposta às necessidades e aspirações quer das primeiras gerações quer dos jovens lusodescendentes.
Do programa eleitoral, cuja divulgação deixou para mais tarde, Manuel Beja destacou as medidas para resolver os problemas dos emigrantes mais antigos, nomeadamente nas áreas da segurança social, reformas e pensões. Por outro lado, defendeu mais apoios aos jovens lusodescendentes, que manifestam cada vez mais interesse pela cultura e língua portuguesas.
Manuel Beja disse ainda que a lista da CDU é composta por «gente que trabalha e vive na emigração; que conhece bem os problemas dos nosso compatriotas e que no dia a dia, intervém na vida política e social».

No encontro, foram ainda anunciados o nome da mandatária nacional na Suíça, São Belo, bem como dos mandatários na parte de expressão francesa, Alexandre Milheiro, e de expressão francesa, Isaque Ferreira. Em França, mandatário da CDU é Álvaro Morna.


«Avante!» Nº 1334 - 24.Junho.1999