CDU apresenta candidatos


A apresentação de listas ou de cabeças de lista da CDU sucede-se por todo o país. Assim, desde a última edição do nosso jornal, são já do conhecimento público as candidaturas da CDU em Braga, Castelo-Branco, Évora, Faro, Leiria e Vila Real, de que hoje damos notícia.

Agostinho LopesAgostinho Lopes, membro da Comissão Política do PCP é o cabeça de lista da CDU por Braga.
Natural de Guidões, concelho de Trofa, Agostinho Lopes, de 54 anos, é licenciado em engenharia química industrial pela Faculdade de Engenharia do Porto e foi dirigente do Movimento Estudantil nessa Faculdade em 1968/69 e 1969/70.
Foi professor do ensino secundário nos anos lectivos de 1970/71, 1971/72 e 1973/74 no Barreiro e em Fafe. Participou, ainda, na constituição e desenvolvimento dos Grupos de Estudo dos Professores do Ensino Secundário (GEPDES), tendo publicado, em 1972, o livro "A política de mãode-obra barata do Ministério da Educação Nacional".
Participou no Movimento Democrático contra a ditadura fascista. Aderiu ao PCP em 1968.
De 1975 a 1979 é membro da Direcção da Organização Regional do Norte do PCP, período em que teve a responsabilidade do trabalho junto dos Pequenos e Médios Agricultores. Entre 1980 e 1988 é responsável pela Direcção da Organização Regional de Trás-os-Montes.
Agostinho Lopes foi eleito membro do Comité Central no IX Congresso e Congressos seguintes, tendo sido eleito, após o XIV Congresso, para o Secretariado e Comissão Política.
Tem na direcção do PCP a responsabilidade do Gabinete do Parlamento Europeu e da Área dos Assuntos Económicos, em particular dos Sectores da Agricultura, dos Pequenos e Médios Empresários e do Movimento Cooperativo.
Foi candidato à Assembleia Constituinte pelo círculo do Porto e candidato à Assembleia da República pelos círculos de Bragança, em 1976, e de Vila Real, em 1979, 1980, 1983, 1985 e 1987.
Foi membro da Assembleia Municipal de Vila Real de 1979 a 1988, candidato à Assembleia da República nas eleições de 6 de Outubro de 1991 pelo círculo de Santarém e eleito deputado. Em 1995, foi candidato à Assembleia da República pelo círculo de Vila Real.

Luís Pereira GarraO cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Castelo Branco é Luís Pereira Garra.
Para apresentação da lista, de que o professor dr. Luís Lourenço é mandatário, a CDU realizou, na terça-feira passada, uma sessão pública que decorreu no Hotel Rainha D. Amélia, em Castelo Branco.
Luís Pereira Garra, operário têxtil, é natural da freguesia de Sta. Maria, Manteigas, tem 42 anos de idade e reside actualmente na freguesia de Vila de Carvalho.
Em 1978 foi eleito para a direcção do Sindicato dos Lanifícios (hoje Sindicato dos Têxteis da Beira Baixa), em 1981 é eleito vice-presidente e em 1984 passou a exercer as funções de Presidente de Direcção.
Em 1979 é eleito como coordenador da União dos Sindicatos de Castelo Branco, função que ainda hoje desempenha, e em 1983 para a Direcção da CGTP-IN, cujo Conselho Nacional integra actualmente.
É membro do Comité Central do PCP, da Direcção da Organização Regional de Castelo Branco e da Comissão Concelhia da Covilhã.
Para além destas responsabilidades partidárias, é ainda, desde 1983, eleito do PCP na Assembleia Municipal da Covilhã, tendo sido num dos mandatos Presidente da Assembleia de Freguesia de Vila do Carvalho e, nas eleições legislativas de 1991, cabeça de lista da CDU por Castelo Branco.

Lino António Marques de CarvalhoEm Évora, o cabeça de lista da CDU é Lino António Marques de Carvalho, de 52 anos de idade, membro do Comité Central e da Direcção da Organização Regional de Évora do PCP. É membro da Assembleia Municipal de Évora.
Deputado à Assembleia da República, Lino de Carvalho é Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PCP e membro das Comissões parlamentares de Economia e de Agricultura.
É ainda membro da Delegação Parlamentar do Conselho da Europa e à Assembleia da União da Europa Ocidental.
A actividade de Lino de Carvalho, enquanto deptado tem-se pautado por uma estreita ligação ao distrito e á região, com as suas gentes e seus problemas, em prol dos quais tem desenvolvido uma intensa actividade.

Carlos Luís FigueiraPelo círculo eleitoral de Faro, o cabeça de lista da CDU é Carlos Luís Figueira, de 54 anos, membro do PCP desde 1964 e funcionário do Partido desde 1968.
Entre 1964 e 1967, Carlos Luis desenvolveu a sua actividade política na Bélgica, tendo, a partir de 1968 e até ao 25 de Abril, passado a exercer a sua actividade no interior do nosso País, como quadro clandestino.
É membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e responsável pela Organização Regional do Algarve, coordenando os Grupos de Trabalho junto do Comité Central para as questões do Turismo e das Pescas.
É, ainda, membro da Assembleia Municipal de Faro e foi candidato à Assembleia da República em sucessivas eleições.
Carlos Luís Figueira, conforme as palavras que proferiu na apresentação da sua candidatura, está confiante na eleição de um deputado pelo Algarve, objectivo que cabe ao eleitorado decidir mas que, dada a subida de votos da CDU nas eleições europeias e a previsível baixa da abstenção, parece-lhe possível e desejável atingir.
A verdade é que, segundo o candidato da CDU, quatro anos decorridos sobre as últimas eleições, ninguém sabe que destino deram os cinco deputados do PS aos mais de 98 mil votos que receberam ou os três deputados do PSD aos cerca de 58 mil que recolheram.
Do balanço feito à actividade governativa e às políticas de direita que têm sido levadas á prática, o candidato da CDU tira uma conclusão: a de que faz falta para o Algarve uma voz diferente na Assembleia da República, a voz da CDU.

Rogério Manuel Madeira RaimundoNo distrito de Leiria, a CDU escolheu o Mercado Festa que há mais de 20 anos se realiza nas Caldas da Rainha para apresentar o cabeça de lista por este círculo eleitoral, com a presença do secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas.
Assim, mais de quatro centenas de pessoas assistiram no Mercado Festa – onde ao longo do dia houve venda de produtos agrícolas, quermesse e almoço regional – à apresentação de Rogério Manuel Madeira Raimundo, de 48 anos de idade.
Professor de Matemática, exercendo a profissão, na maior parte do tempo, na Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, Manuel Raimundo é membro da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP.
Exerceu e desenvolveu actividade sindical durante 20 anos, quer como delegado quer como dirigente sindical, tendo sido, nomeadamente, coordenador do Executivo Distrital de Leiria do Sindicato dos Professores da Região Centro.
Foi, durante 24 anos, membro dos Corpos Gerentes do Centro Cénico e Bem Estar Social da Cela, Alcobaça, uma colectividade exemplar no desenvolvimento de actividades nas áreas da cultura, do desporto, do recreio e do social.
É membro do Conselho Distrital de Leiria da UIPSS, do Conselho Geral da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio e da Direcção da Nova União das Colectividades do Conselho de Alcobaça.
Foi eleito para a Assembleia de Freguesia da Cela, para a Assembleia Municipal de Alcobaça e actualmente exerce as funções de vereador da CDU na Câmara Municipal de Alcobaça.

Virgílio Cardoso AlvesVirgílio Cardoso Alves, de 50 anos, natural da freguesia de Santa Valha, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, é o cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Vila Real.
Professor universitário, é membro da Assembleia e do Senado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Secretário da Comissão Permanente do Concelho Científico. Membro fundador e actual Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Criadores do Maronês e do Conselho Agrícola de Vila Real, pertence ainda aos Corpos Sociais do Sindicato dos Professores do Norte.
Virgílio Cardoso Alves é militante do PCP desde 1974, tendo sido candidato às várias eleições (Assembleia Constituinte, Assembleia da República, Parlamento Europeu e Autarquias) e é membro da Direcção da Organização de Vila real e da Direcção da Organização de Trás-os-Montes.


«Avante!» Nº 1336 - 8.Julho.1999