Faleceu Rogério de Carvalho


Rogério de Carvalho, destacado dirigente comunista, faleceu na passada terça-feira, dia 20, com 79 anos de idade. O funeral realiza-se hoje, pelas 15 horas no Cemitério de Carnide.

O Secretariado do Comité Central do PCP manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento de Rogério de Carvalho, «destacado militante comunista e antifascista, com toda uma vida dedicada à luta pela liberdade, pela democracia e pelo socialismo».
Rogério de Carvalho aderiu ao PCP em 1945 e tornou-se funcionário do Partido em 1952. Viveu longos anos de clandestinidade e esteve 15 anos preso nas cadeias fascistas, onde resistiu heroicamente às mais bárbaras torturas.
Foi preso em 1953, tendo passado pelas cadeias do Aljube, Caxias e Peniche, onde, em 1960 participa na fuga colectiva juntamente com Álvaro Cunhal e outros dedicados militantes comunistas.
A Revolução dos Cravos encontra-o preso no Hospital Prisional de Caxias e faz parte do último grupo de presos políticos a serem libertados pelos militares.
Membro do Comité Central de 1963 e 1988, Rogério de Carvalho, depois do 25 de Abril, desempenhou importantes tarefas partidárias de ligação com os organismos executivos do Comité Central do PCP. Entre 1948 e 1950, foi dirigente do Sindicato dos Professores de Seguros do Distrito do Porto.


«Avante!» Nº 1338 - 22.Julho.1999