No Alqueva
Sindicatos obtêm garantias


Ao Secretariado Inter-Regional do Alentejo, estrutura que agrupa as uniões sindicais dos distritos de Beja, Évora e Portalegre, foi dado o compromisso pela empresa responsável pelo Alqueva (EDIA) e pelo empreiteiro da obra (ACE) de que até final da primeira semana de Agosto seria dada resposta às preocupações levantadas pelos sindicatos.

Em causa está um conjunto de questões relacionadas com as áreas de higiene, segurança e condições de trabalho. Realçados pelas organizações sindicais na reunião que tiveram com a empresa no passado dia 7 de Julho foram, nomeadamente, os problemas resultantes das más condições do refeitório, bem como das deficientes condições de habitabilidade dos dormitórios.
Os sindicatos atribuem ainda particular importância à questão da segurança, designadamente no que respeita aos transportes utilizados no interior da obra, e, por outro lado, às condições de trabalho, relativamente às quais existem fortes queixas quanto à violação de direitos por parte de alguns empreiteiros.
As partes – sindicatos e empresas - voltarão a reunir-se no final do prazo acordado para avaliação da eficácia das medidas entretanto adoptadas.


«Avante!» Nº 1338 - 22.Julho.1999