CDU/Lisboa
Um projecto de resistência e esperança


Ao apresentar a lista da CDU por Lisboa, o seu mandatário, Paulo Sucena, presidente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, considerou que ela «alia juventude e maturidade (a média etária é inferior a 44 anos), conhecimento e criatividade, reflexão e ousadia, competência e dedicação, rigor e inovação».

Pela sua própria composição – quadros operários, dirigentes sindicais, dirigentes políticos, associativos e estudantis, autarcas, intelectuais, professores, juristas, enfermeiros, agricultores, empresários, deputados com provas dadas (36 por cento dos quais são mulheres) –, a equipa que se apresenta por Lisboa é «uma emanação muito rica do próprio projecto político pelo qual a coligação se tem batido» e «constitui humanamente um exemplo de persistência, trabalho, dedicação na luta e na construção concreta de um presente e futuro melhores».
Mas, para Paulo Sucena, a CDU não encerra apenas um projecto de esperança. Encerra também «um património de resistência a tudo o que ameaça transformar a democracia num espaço de descrença e desencanto, de resignação e conformismo.»
Trata-se de uma coligação «com memória e história próprias» que, irmanando cidadãos sem partido e militantes e dirigentes do PCP, de «Os Verdes» e da Intervenção Democrática, tem «raízes fundas num passado de luta pela liberdade, pela democracia, pelos direitos dos trabalhadores, pela justiça social, pela paz e pelo progresso que é a história do PCP, sua principal força política». É uma coligação de «pensar e agir» que, com as suas propostas, tem contribuído na Assembleia da República para melhorar o dia-a-dia do povo português.
O seu passado e o seu presente são, pois, sublinhou Paulo Sucena, «a principal garantia de que o seu projecto tem futuro e contém potencialidades suficientes» para encarar com confiança a construção de uma nova sociedade. «Assim o queira o povo do distrito de Lisboa.»

_____


Lista de candidatos da CDU por Lisboa
__________________________________


«Avante!» Nº 1339 - 29.Julho.1999