Um deputado CDU para o Minho


«É necessário e possível eleger um deputado da CDU» pelo círculo eleitoral de Braga, concluiu o encontro concelhio da CDU de Guimarães, realizado no sábado.

Os participantes do encontro, que teve a presença da Agostinho Lopes, cabeça de lista pelo distrito, sublinharam a necessidade de esclarecer o eleitorado sobre a inutilidade de eleger mais um ou menos um deputado pelo PS ou pelo PSD e a importância que, pelo contrário, terá para Braga a eleição de um deputado da CDU. Não só pela novidade que essa eleição representa como pela dinâmica que necessariamente vai imprimir à intervenção dos deputados dos restantes partidos - cujo trabalho, aliás, ninguém conhece.
No final do encontro, que também condenou a discriminação de que a CDU e o PCP são alvo nos órgãos de comunicação social nacional, em particular na televisão, Agostinho Lopes, em curta intervenção, resumiu o debate.
Começando por referir a justeza das propostas a CDU, o dirigente comunista considera que isso s revelou como um factor de confiança para o convencimento do voto na coligação. Por outro lado, se os cidadãos votam nos comunistas para os sindicatos, para as autarquias ou para as direcções de inúmeras associações, não há razão para que o não façam para a Assembleia da República. «Se as pessoas sabem que nos têm a seu lado quando de nós precisam, é necessário que, sem qualquer oportunismo eleitoral, possam agora perceber a importância do voto da CDU, desta vez!».
Por fim, Agostinho Lopes, abordando os possíveis cenários resultantes do acto eleitoral, contrapõe à eventual maioria absoluta do PS, a possibilidade do reforço das posições da CDU e do PCP na Assembleia da República e a viragem à esquerda na política que esse reforço permitiria.


«Avante!» Nº 1339 - 29.Julho.1999