12ª CORRIDA DA FESTA
A prova do convívio desportivo


No amplo programa desportivo da Festa do «Avante!», a corrida ocupa um merecido lugar de destaque, conquistado ao longo das sucessivas edições. O número elevado de participantes, que normalmente ultrapassa o milhar de atletas nos diferentes escalões e níveis de competição, o ambiente saudável de convívio e grande desportivismo, uma organização cuidada e eficaz e um percurso que tira partido da agradável baía do Seixal são aspectos que tornam esta prova única no panorama nacional das corridas de estrada.

Com a partida marcada para a manhã de domingo, dia 5 de Setembro, a Corrida é tal como nas edições anteriores aberta a participantes de ambos os sexos, representantes de clubes federados ou não, ou a atletas individuais.
O escalão de masculinos juniores abrange os atletas nascidos entre 1980/81 e os seniores, nascidos em 1979 e anos anteriores. Os veteranos I incluem atletas com idades entre 40 a 44 anos; veteranos II, de 45 a 49 anos; veteranos III, de 50 a 54 anos; veteranos IV, de 55 a 59 anos; veteranos V, a partir dos com 60.
O escalão de femininos juniores compreende atletas nascidas em 1980/81; seniores, nascidos em 1979 e anos anteriores; e veteranas a partir dos 35 anos.

A meta é dentro Festa

A grande novidade do percurso desta edição é a meta de chegada que este ano estará colocada dentro do recinto da Festa do «Avante!». Assim os atletas partem como habitualmente junto do campo da Amora, pelas 9.30 horas, seguem pela Quinta da Medideira; Fábrica da Resina; Rua 1º de Maio, Cruzeiro, Rua 25 de Abril, EN 10, Fogueteiro, EN 328 (Torre da Marinha), EN 10-2 Farinheiras, Av. General Humberto Delgado, Paio Pires, Cruzamento do Seixal, Av. dos Metalúrgicos, Av. Vasco da Gama, Largo dos Restauradores, Av. Nuno Álvares Pereira, Praça 1º de Maio, Av. da República, Arrentela, Rua do MFA, Av. Silva Gomes, Rua dos Lobatos, Largo Manuel da Costa, Rua da Fonte de Prata, Quinta da Medideira, Campo da Amora, Rua da Praia e entrada na Festa do «Avante!» pelo lado do Rio Tejo. O percurso total é de 14 quilómetros, estando previstos abastecimentos aos 5 quilómetros, aos 10 e no final da prova.

Prémios

Os vencedores absolutos femininos e masculinos ganham uma viagem à Madeira de quatro dias com pequeno almoço, a gozar durante o mês de Outubro próximo. Às 15 primeiras equipas são atribuídos trofeus ou taças, sendo que a classificação colectiva é determinada pelas posições dos cinco melhores atletas. Até ao 1100.º classificado são oferecidas T’shirts a todos os atletas, bem como todos os que completarem a prova terão entrada gratuita na Festa.

Mais de 300 atletas
já inscritos

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até ao próximo dia 27 de Agosto na Corrida da Festa do «Avante!», Av. António Serpa, n.º 26, 3.º Dt.º, 1050 Lisboa, das 9.30 horas às 13 horas e das 14 horas às 18 horas. Telefones: 7964309; 7969141, ou 22240 00 na (Atalaia); Fax: 7969139.
A entrega do dorsal é feita no dia da corrida, a partir das 8 horas, junto ao Campo do Amora. Os atletas deverão ser portadores do Bilhete de Identidade ou Cédula Pessoal sob pena de serem desclassificados, no caso de a organização lhes exigir a identificação.
A organização lembra que os participantes não devem ter nenhuma contra-indicação médica para a prática da corrida e sublinha que em caso algum serão aceites inscrições no dia da prova.
Neste momento, a pouco mais de duas semanas da abertura das inscrições, a organização registou a adesão de cerca de 300 atletas, número que entretanto não pára de aumentar.

________

O ideal desportivo

A Corrida da Festa do «Avante!», lê-se no regulamento da prova, tem como objectivos permitir através da prática desportiva oportunidades de convívio, de confraternização, de amizade e de solidariedade perante as contingências dos resultados da competição desportiva; proporcionar situações para a compreensão do fenómeno desportivo e para a defesa dos direitos dos cidadãos à prática do desporto; defender os valores do desporto quer como fenómeno de integração, quaisquer que sejam as origens sociais ou convicções políticas ou religiosas dos participantes, quer como contributo para a melhoria das suas condições de vida; divulgar a prática do desporto e particularmente a corrida como elemento essencial para a formação física das crianças e dos jovens, numa perspectiva educativa e para a manutenção da saúde e do normal equilíbrio psicológico dos praticantes.


«Avante!» Nº 1341 - 12.Agosto.1999