12ª CORRIDA DA FESTA
Eles apoiam a Corrida


Atletas e figuras destacadas do atletismo português manifestam o seu apoio à Corrida da festa, reconhecendo-lhe o prestígio e popularidade que granjeou ao longo dos anos.


Ao lado das melhores

Esta prova assinala a última Corrida da Festa neste fim de século e faço votos para que ela continue para além do ano 2000.
Para além do espírito que rege a sua organização – como prova aberta a todos os praticantes - a própria data em que se realiza a Corrida estimula uma vasta participação já que, por ser a primeira prova da época desportiva, os atletas estão mais disponíveis.
Considero a Corrida da Festa como uma das melhores provas populares do País ao lado da Meia Maratona da Nazaré, da Corrida de São João e da Meia Maratona de Lisboa, e este ano espero poder alinhar na partida.

Professor Rafael Marques
Treinador e responsável da equipa do Maratona Clube da Maia de Portugal ex-atleta de competição


Em Setembro...todos na Corrida

Se é certo que, desde o 25 de Abril, a Corrida é uma das práticas de melhor aceitação no panorama desportivo português, também não nos podemos esquecer que, para esta expansão popular, muito contribuiu, certamente, a proliferação das chamadas provas «abertas a todos» um pouco por todo o país, realidade estas que espelha toda a vitalidade e criatividade das populações no que se refere a organizações de carácter local e não só.
A Corrida da Festa do «Avante!»,pelo seu dinamismo é uma das provas mais representativas desta realidade, sendo do ponto de encontro quase obrigatório de muitos e muitos adeptos da modalidade e com a particularidade de tudo acontecer logo em Setembro, no início de mais uma época de Atletismo.
É pois com satisfação que marcamos encontro para a Festa num convite extensivo a todos os que gosta de correr e com a certeza de que será mais uma boa jornada de convívio desportivo e de camaradagem.

Mário Machado
Director da revista Spiridon,
responsável pela organização da Meia-Maratona de Lisboa


Uma festa popular

Desejo que a Festa do «Avante!» mantenha o cariz essencialmente popular que está igualmente presente na Corrida, acontecimento que ultrapassa a dimensão política e partidária e se constitui numa verdadeira festa popular. Esta é de resto uma característica fundamental da Corrida na sua versão mais original. É necessário preservar este espírito lúdico para que não alastrem a «alienação» e a «mercantilização» que têm contribuído para desvirtuar o espírito original do movimento da Corrida.
Por isso, neste findar de século, saúdo vivamente iniciativas como a Corrida da Festa do «Avante!».

Professor António Campos
Editor da Revista Atletismo


Parabéns
à organização

É com muito orgulho que mais uma vez participo na Corrida da Festa do «Avante!», que para mim já faz parte do desenvolvimento do atletismo nacional.
Daqui dou os meus parabéns à organização da Festa pelo facto de pela primeira vez a prova acabar no interior do recinto. Este facto, estou certo, não só entusiasmará os participantes, como também constituirá uma incentivo a todos os que assistem e vêem os benefícios que resultam das prática da educação física e desportiva.
Por mim lá estarei no domingo e faço votos para que seja uma inegável manhã desportiva.
Com um abraço para os praticantes e organização.

Armando Aldegalega
Atleta do Sporting Clube de Portugal


«Avante!» Nº 1341 - 12.Agosto.1999