Bingo do Olhanense
deve ir a tribunal


A administração do Bingo do Sport Clube Olhanense não respeita os direitos dos trabalhadores, consagrados na contratação colectiva, e não acata os normativos legais sobre horários de trabalho e sua duração semanal - acusa o Sindicato da Hotelarial do Algarve, reclamando que a Inspecção do Trabalho «deve fazer valer o cumprimento das suas notificações, levando o infractor até ao tribunal, de forma a não ficar impune».

A luta no Bingo do Olhanense dura há mais de um ano, pela aplicação do horário de trabalho previsto no contrato colectivo do sector, salienta o sindicato, num comunicado que fez chegar à nossa redacção. Por parte da administração, tem-se verificado «uma posição de afronta à orientação da Inspecção Geral do Trabalho, que dá razão aos trabalhadores».
Nesta atitude, o sindicato vê «dois factos bastante perigosos, em matéria de respeito pelas emanações dos organismos com poderes para fazer respeitar os direitos e a lei»: por um lado, a «arrogância» dos responsáveis do Bingo, que teimam em não respeitar os direitos dos trabalhadores; por outro lado, «uma passividade excessiva por parte do IDICT», que não é capaz de fazer cumprir as suas orientações. Cria-se assim uma situação que «até é estimulante» para quem não respeita os preceitos estabelecidos, para cuja correcção o sindicato exige medidas urgentes. Quanto aos trabalhadores, «sabem que é difícil, mas vão esperar pela vitória lutando».


«Avante!» Nº 1341 - 12.Agosto.1999