Homenagem a Octávio Pato


Cerca de duzentas pessoas participaram na homenagem a Octávio Pato, que teve lugar anteontem no centro de apoio a idosos da Quinta do Cabrinha, em Lisboa, por iniciativa da União dos Pensionistas da Previdência Social. No centro, que tem o nome de Octávio Pato, foram descerrados uma placa e um baixo-relevo do destacado dirigente comunista, falecido a 19 de Fevereiro.

«Homenagear Octávio Pato, como aqui estamos a fazer hoje, é homenagear a dignidade, a coragem, a seriedade, a verticalidade, a firmeza de princípios», afirmou José Casanova, na cerimónia em que também intervieram o presidente da UPPSS, Manuel Furtado, o presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, José Godinho, e Paula Henriques, do Comité Central do PCP.
O membro da Comissão Política do Partido e director do «Avante!» começou por agradecer o convite ao PCP para se fazer representar naquele «acto de incontestável justiça». José Casanova lembrou que Octávio Pato «faz parte dessa notável geração de comunistas que deu expressão concreta ao PCP, com as características, os princípios, a natureza que fazem dele o partido comunista e revolucionário que é e quer continuar a ser».


«Avante!» Nº 1349 - 7.Outubro.1999