Índia
Nacionalistas hindus
ganham eleições


A Aliança Democrática Nacional (ADN), coligação de 24 partidos dirigida pelos nacionalistas hindus do Partido Bharatiya Janata do primeiro-ministro Atal Behari Vajpayee, venceu por maioria absoluta as eleições legislativas na Índia.

A Assembleia do Povo, dissolvida na Primavera passada, apenas 13 meses depois de ter sido eleita, passa agora a ser constituída por 292 representantes da ADN, num total de 545 lugares.
O processo eleitoral indiano, que envolve 605 milhões de eleitores, decorreu durante um mês e mobilizou candidatos de 45 partidos, dos quais apenas seis têm dimensão nacional.
O grande derrotado destas eleições foi o Partido do Congresso, que durante 45 anos dominou o poder em Nova Deli. Ao eleger apenas 135 deputados, o partido liderado desde há um ano por Sonia Gandhi sofreu o maior revés eleitoral da sua história.
Em terceiro lugar ficou a Frente Unida, integrada pelos dois partidos comunistas indianos e por diversas organizações regionais, que deverá dispor entre 36 a 41 lugares no Parlamento. Os resultados da Frente foram prejudicados com a saída da principal força que a constituía, o partido socialista Janata Dal, que se dividiu e optou maioritariamente por se juntar à ADN.


«Avante!» Nº 1350 - 14.Outubro.1999