Faleceu Hernâni Silva


Faleceu, no Porto, com 72 anos, o camarada Hernâni Alfredo Ramalho Silva.

Hernâni Silva foi um dos fundadores do MUD Juvenil, participante activo em todas as batalhas políticas contra o fascismo, promotor das candidaturas de Norton de Matos e Ruy Luís Gomes, membro de diversas comissões de luta pela Paz e de Socorro aos Presos Políticos. Foi preso três vezes, em 1950, 1953 e 1955, tendo sido condenado a pena de prisão em Caxias e Peniche, onde esteve sujeito a violentas torturas que enfrentou de forma corajosa e com grande dignidade. Era membro da URAP.
Depois do 25 de Abril, foi candidato do PCP nas primeiras eleições para a Assembleia Constituinte e esteve em todos os combates do seu Partido de sempre – o Partido Comunista Português -, a que aderiu com 17 anos. Integrou inúmeros organismos do PCP, sendo actualmente membro do Sector Intelectual do Porto do PCP.
Na sua despedida, perante a família enlutada e os inúmeros amigos e camaradas presentes no funeral, falou Arnaldo Mesquita, testemunhando o seu exemplo e a sua qualidade de «democrata consequente, empenhado acima de tudo no bem estar e no progresso do nosso Povo e do nosso País». «Alguém que, apesar da apertada vigilância policial a que estava sujeito, depois das prisões voltava sempre à luta, obscura mas tenaz, despontando consciências e convergindo vontades, estabelecendo contactos com muitos e muitos camaradas e antifascistas».
Em nome dos comunistas do Porto, Emídio Ribeiro, da Comissão Política, lembrou que «Hernâni Silva tem lugar na luta e na história dos comunistas do Porto, tem, por direito próprio lugar de destaque na longa história de luta pela liberdade do nosso Povo e País». «Gerações de portuenses, gerações de portugueses habituaram-se a ver o Hernâni sempre no mesmo sítio – de forma corajosa, sempre na primeira fila de todos os combates. Ele foi um dos abnegados construtores do 25 de Abril. Guardaremos sempre na nossa memória colectiva o exemplo do homem sensível e solidário, o exemplo do cidadão e do militante de fortes convicções que de forma empenhada lutou pelas causas da liberdade e do socialismo».


«Avante!» Nº 1352 - 28.Outubro.1999