Reunião de Quadros
Pelo fim do novo modelo de gestão escolar


A JCP organizou, no sábado, a Reunião Nacional de Quadros da Organização do Ensino Secundário sobre «Gestão Escolar», no âmbito da preparação do 7º Encontro Nacional do Ensino Secundário.

Os jovens comunistas pretendem analisar e aprofundar os conhecimentos e a discussão sobre o novo modelo de gestão e administração das escolas dos ensinos básico e secundário, que, de acordo com os participantes da iniciativa, demonstram «ser um forte instrumento de centralização antidemocrática de poderes na escola», não permitindo a «verdadeira participação dos estudantes» na sua gestão.
Para a JCP este novo modelo de gestão aponta para uma redução na democracia das instituições escolares, considerando que qualquer orientação para o trabalho nesta área passa pela exigência da revogação do diploma de Autonomia e Gestão das Escolas.
A JCP sublinha que tem como objectivo a resolução dos problemas concretos das escolas e dos estudantes, bem como a defesa dos seus direitos e interesses.

Objectivos alcançados em Sintra

A Comissão Concelhia de Sintra da JCP reuniu-se, no dia 20, em Rio de Mouro, para eleger a actual comissão e fazer o balanço das iniciativas realizadas durante o ano.
Para as dezenas de participantes, o trabalho dos jovens comunistas foi positivo por ter alcançado o objectivo de aproximar a JCP aos estudantes do ensino secundário, o que se reflectiu numa maior dinamização da luta, no aumento de novos militantes e numa maior consciencialização dos estudantes sobre a política de ensino.
A comissão concelhia apontou quatro áreas prioritárias para trabalho futuro: a defesa do património e do ambiente; a situação autárquica; a defesa dos direitos dos estudantes; e a intervenção junto aos jovens trabalhadores nas fábricas e empresas do concelho.
Foi ainda decidido organizar um ciclo de debates nos próximos meses, nomeadamente sobre educação sexual, toxicodependência e consumo de drogas e o 25 de Abril.


«Avante!» Nº 1357 - 2.Dezembro.1999