Audiência com primeiro-ministro


Carlos Carvalhas, secretário-geral do PCP, foi recebido na passada segunda-feira em audiência com o primeiro-ministro, no âmbito da preparação do conselho europeu de Helsínquia que começa hoje.

A delegação do PCP, integrada igualmente por Octávio Teixeira, líder do grupo parlamentar comunista, transmitiu ao primeiro-ministro que a Conferência intergovernamental a realizar na presidência portuguesa não deve dar passos no sentido da constituição de um directório de grandes potências e que Portugal deve ser intransigente na questão da defesa da língua portuguesa, dos comissários, do direito de veto e da ponderação dos votos.
Nas declarações que dez à saída o secretário-geral do PCP disse ainda que cimeira sobre emprego que vai se realiza em Março do próximo ano em Lisboa, no âmbito da presidência portuguesa da UE, deve dar «respostas concretas ao desemprego e ao emprego com direitos e não produzir planos cobre o emprego para show-off».
Quanto ao alargamento da União Europeia à a consideração Turquia como país candidato, o PCP sublinhou que essa decisão teria de ter em conta a resolução do caso Oçalan e do povo Curdo. A delegação manifestou também apreensões com a militarização UE e o envolvimento de Portugal na criação de forças de intervenção rápida.

_____


Associação da PSP
recebida na sede do PCP

Uma delegação constituída por Carlos Carvalhas, secretário-geral, José Neto, do Comité Central, e António Filipe, deputado na AR, recebeu, na passada segunda-feira na sede nacional do PCP, dirigentes da Associação Sócio-Profissional da PSP.


«Avante!» Nº 1358 - 9.Dezembro.1999