Pescadores exigem
melhores condições


A reafirmação da reivindicação de melhores condições de vida marcou a reunião de pescadores de Matosinhos e Aveiro, que reuniram sábado passado nas lotas daquelas localidades.

Segundo o Sindicato da Pesca do Norte, estiveram em análise as negociações dos contratos colectivos para a pesca do arrasto costeiro e do bacalhau, notando os pescadores que as propostas actuais dos armadores (representados pela ADAPI) «aproximam-se já mais das nossas reivindicações, apesar de ainda não corresponderem às justas expectativas».
Para a alteração da posição patronal «contribuiu muito a luta desenvolvida pelos pescadores do arrasto, bem como do bacalhau e, em particular, do navio "Praia de Santa Cruz", refere uma nota de imprensa do sindicato, onde é igualmente referida a influência de «uma nova situação que se verifica no sector, com falta de profissionais e muitos deles a fugirem para Espanha e França, onde ganham 3 e 4 vezes mais».
Foi decidido reforçar os esforços do sindicato junto das associações de armadores, com o objectivo de conseguir um novo acordo para a pesca do cerco e artesanal. Nas reuniões mereceram aprovação o plano de actividades e orçamento do sindicato para o ano 2000, bem como a decisão de realizar eleições antecipadas para os corpos gerentes.


«Avante!» Nº 1358 - 9.Dezembro.1999