Mellos despedem
Governo cala


O deputado Vicente Merendas quer saber que medidas tomou o Governo para garantir a manutenção dos postos de trabalho e dos direitos dos trabalhadores da ADP, bem como para salvaguardar o aparelho produtivo face ao anúncio do grupo Mello/Sapec de encerrar a fábrica de adubos compostos do Barreiro.

O deputado sublinha que a Adubos de Portugal (ex-Quimigal Adubos) é uma empresa estratégica, com um papel importante para o desenvolvimento industrial agrícola, exigindo por isso que o Governo intervenha no processo em curso.

O deputado comunista recorda que a privatização da Quimigal Adubos teve contornos pouco claros, uma vez que quem ganhou o concurso público foi o grupo MDO, que se propunha investir mais de 20 milhões de contos e criar 100 postos de trabalho, embora o Governo tivesse optado pelo Grupo Mello/Sapec, alegando a credibilidade deste para a criação de um grupo forte para a Indústria Química em Portugal. No entanto, os factos recentes contradizem este projecto e a curto prazo há já cerca de 30 pessoas que na ADP têm o emprego em risco.


«Avante!» Nº 1358 - 9.Dezembro.1999