Administração Pública
Negociações salariais
a 10 de Janeiro



As negociações para a actualização dos salários dos trabalhadores da Administração Pública terão início a 10 de Janeiro e deverão terminar em meados de Fevereiro, disse Paulo Trindade, dirigente da Frente Comum de Sindicatos, após uma reunião com o ministro Alberto Martins e o secretário de Estado Alexandre Rosa.
As propostas do Governo só devem ser conhecidas naquela data. Na Proposta Reivindicativa entregue em Novembro, a Frente Comum reivindica aumentos de seis por cento, valor reafirmado ao Governo, bem como o princípio de que «nenhum trabalhador tenha menos de cinco mil escudos», afirmou Paulo Trindade, citado pela Lusa.
Durante a reunião, a Frente Comum e o Governo chegaram a alguns pontos de consenso, nomeadamente a ideia de que «a convergência não deve fazer-se à custa da perda do poder de compra» e de que «a melhoria dos serviços públicos é indissociável da melhoria das condições de trabalho». Na ocasião, Paulo Trindade disse esperar que «estes objectivos se traduzam em actos».
A Frente Comum defende ainda a equiparação do índice 100 (salário mínimo na Administração Pública) ao salário mínimo nacional e a revisão de carreiras.


«Avante!» Nº 1360 - 23.Dezembro.1999