Convocados plenários
na Portugal Telecom



A Comissão de Trabalhadores da Portugal Telecom e os sindicatos decidiram realizar dia 20 um plenário regional de trabalhadores, no Porto, e um plenário nacional, em Lisboa, dia 28.
Estas acções inserem-se na resposta das ORTs à reestruturação em curso na PT, onde vários sectores estão a ver as suas actividades entregues a novas empresas participadas. Neste contexto, a empresa confronta centenas de trabalhadores com contratos de cedência que não salvaguardam os direitos e as regalias conquistadas e consignadas no Acordo de Empresa da PT.

As organizações representativas dos trabalhadores, ao fazerem na semana passada o balanço das acções levadas a cabo e das posições da administração (Comissão Executiva), presidida por Murteira Nabo, recordaram que «o processo negocial do AE/98 e os seus históricos plenários no Porto e no Pavilhão dos Desportos de Lisboa provaram que os trabalhadores da PT não gostam que se despreze nem provoque as suas ORTs».
Criticando severamente o facto de os responsáveis da PT e, em particular, o seu presidente, não reunirem com os representantes dos trabalhadores «há já longos meses» e avançarem com profundas alterações na empresa sem que as ORTs fossem ouvidas, admite-se no comunicado da CT e dos sindicatos que seja necessário realizar «acções de luta mais fortes». Murteira Nabo, sublinham, apenas reuniu duas vezes com as organizações dos trabalhadores do grupo, desde 1996.
Na reunião de dia 5, na sede da CT, os membros das ORTs concluíram que os plenários realizados nos serviços de Informática (em Lisboa, Porto e Coimbra) e na área de serviços empresariais (PT Prime, em Lisboa) foram «bastante participados», mostrando que «os trabalhadores em causa estão dispostos a lutar pelos seus direitos». Nas moções aprovadas – e depois entregues a Murteira Nabo e ao Ministério do Equipamento Social – exige-se que a administração da PT negoceie previamente com os sindicatos regras que defendam os postos de trabalho, bem como os direitos e benefícios conquistados.


«Avante!» Nº 1363 - 13.Janeiro.2000