18 de Janeiro
Comemorações
começam no sábado



O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira inicia no próximo sábado as comemorações do 18 Janeiro de 1934, data em que ocorreram no país várias movimentações de trabalhadores em protesto contra a ilegalização dos sindicatos decretada pelo regime fascista de Salazar.

Em Silves, Coimbra, nas zonas operárias de Lisboa, no Barreiro e em Setúbal registaram-se greves e manifestações, mas foi na Marinha Grande que a greve teve maiores proporções. Encabeçada por militantes comunistas, teve a adesão maciça dos trabalhadores que ocuparam a vila durante várias horas, sendo depois reprimidos pelas forças fascistas.
O programa das comemorações culmina na terça-feira, dia 18, com uma romagem aos cemitérios de Casal Galego e Marinha Grande, com deposição de flores nas campas dos participantes no movimento já falecidos, bem como no monumento do Vidreiro.
Entretanto, no sábado, dia 15, tem lugar na Colectividade da Ordem um espectáculo infantil, com exposição de trabalhos alusivos à data feitos por crianças da escola primária; no domingo, realiza-se o 6.º Grande Prémio de Atletismo «18 Quilómetros do Vidreiro»; na segunda-feira, é promovido um jantar com animação musical na Colectividade da Ordem.
As comemorações são enquadradas pela exigência de melhoria das condições de vida, reforma aos 55 anos e garantia dos postos de trabalho.


«Avante!» Nº 1363 - 13.Janeiro.2000