O «Avante!» em debate


A campanha de divulgação do «Avante!» no distrito de Coimbra incidirá, essencialmente, na procura de novos assinantes, decidiu a DORC, confiante no êxito da campanha no distrito.
Na reunião da Direcção Regional, realizada na semana passada, com a presença do director do «Avante!» e do camarada Sérgio Teixeira, procedeu-se a um muito rico debate sobre as características do jornal, o seu conteúdo, a remodelação em curso e, naturalmente, a campanha de difusão – dele emergindo um vasto conjunto de opiniões e sugestões visando melhorar o «Avante!» e aumentar o número dos seus leitores.

No Centro de Trabalho da Duque de Loulé, cerca de setenta camaradas e amigos participaram num jantar comemorativo do 69º aniversário do «Avante!», a que se seguiu um debate sobre o jornal e a campanha de promoção. A iniciativa, promovida pelo Sector de Serviços, com a participação de José Casanova, proporcionou uma animada e rica troca de opiniões, bem como a abordagem de questões relacionadas com a realização do XVI Congresso e a importância de uma ampla participação dos militantes do Partido em todo o seu processo preparatório.
A campanha de promoção do «Avante!» mereceu grande atenção dos intervenientes e, a partir da ideia de «cada militante, um divulgador» do jornal, foi sublinhada a importância da venda militante, da criação de novas ADE’s e da discussão regular do «Avante!» em todas as reuniões.

Medidas concretas para fazer chegar o «Avante!» ao maior número possível de trabalhadores nas empresas, constituiu a preocupação mais evidente dos camaradas que, no passado dia 11, reuniram no Centro de Trabalho de Rio de Mouro. Comemorar o aniversário do nosso jornal e discutir a sua remodelação e promoção eram os objectivos desta iniciativa, que incluiu também um jantar/convívio com a participação do director do «Avante!». Órgão central do PCP – partido da classe operária e de todos os trabalhadores –, é nas fábricas e nas empresas que se situa parte significativa dos destinatários do «Avante!», aqueles cujos problemas e lutas têm lugar certo no nosso jornal. Daí a importância do objectivo das medidas anunciadas.
Igualmente relevantes são as perspectivas discutidas, de estimular a sua leitura do «Avante!» com a divulgação de notícias e artigos em placards colocados em pontos centrais.

Mais de trinta camaradas participaram num almoço- convívio comemorativo do aniversário do «Avante!» nesta povoação do Concelho de Ourique. Após uma intervenção do director do «Avante!», que relembrou a história do nosso jornal durante o regime fascista e no período posterior ao 25 de Abril - sempre na luta pela democracia, pela liberdade, pelos interesses dos trabalhadores, do povo e do país –, travou-se um participado debate no decorrer do qual, para além da abordagem de temas da situação nacional e internacional, se discutiu a importância da tomada de medidas para uma maior difusão do «Avante!».


«Avante!» Nº 1368 - 17.Fevereiro.2000