Em Paris
Debate sobre cidadania



Cerca de quatro dezenas de pessoas, na maior parte militantes do PCP e de outras organizações de esquerda, participaram na Maison Por Tous Jules Vallès, em Villejuif, na região de Paris, num debate sobre cidadania.

Promovido pela organização do PCP, esta iniciativa integra-se na preparação das eleições municipais em França, nas quais os membros da comunidade portuguesa, tal como as outras originárias de países da União Europeia, podem participar como eleitores e também como candidatos a lugares elegíveis nas listas a serem apresentadas pelos partidos. Mas visou particularmente dinamizar o exercício da cidadania activa por parte dos portugueses «participando e lutando pelos seus direitos enquanto trabalhadores e enquanto cidadãos, assumindo responsabilidades sociais e cívicas e, designadamente, exercendo o direito conquistado de voto e de candidatura nas eleições locais».
O Encontro-debate, foi orientado pelo camarada António Topa, que sublinhou os perigos que existem nas tentativas, por parte sobretudo de partidos de direita, de levarem ao chamado «voto étnico», procurando servir-se dos emigrantes com a inclusão destes em listas em troco de «facilidades». António Topa, que se encontrava na mesa acompanhado por Leandro Martins, do Comité Central e chefe de redacção do,«Avante!» e pelo jovem comunista Marco Alves, salientou que este combate de participação cívica não é só de agora mas tem sido, por parte do PCP, uma das suas batalhas de há longos anos pelos direitos dos emigrantes. No final, um vivo debate demonstrou a atenção que os emigrantes activistas dão ao tema e o empenhamento que os move na participação desta batalha política.


«Avante!» Nº 1369 - 24.Fevereiro.2000