Campanha de promoção faz aumentar vendas do «Avante!»



Publicado desde 15 de Fevereiro de 1931, o órgão central do PCP, que dá nome à maior realização político-cultural do país – a Festa do Avante! -, venceu 43 anos de clandestinidade, sempre impresso dentro das fronteiras portuguesas, quantas vezes ao preço de prisões, tortura e morte. No panorama da imprensa clandestina mundial, é o único que nunca deixou de se editar ininterruptamente (desde 41 a 74). E foi o único que em Portugal, durante a ditadura de Salazar e Caetano, não conheceu a censura, algo de que os comunistas muito se orgulham.

Hoje, como outrora, ainda que por razões diferentes, o «Avante!» continua a ser uma voz necessária. O meio através do qual a mensagem e as propostas do PCP, tantas vezes ignoradas pela comunicação social, chegam sem deturpações aos trabalhadores e ao povo.
No âmbito da campanha de promoção e divulgação do «Avante!», agora remodelado, as várias organizações do Partido têm realizado um conjunto de iniciativas em que se inserem debates, bancas de rua ou vendas em mercados, cujo principal objectivo tem sido o reforço das suas vendas. E, apesar de não existir ainda o balanço total destas acções, sabe-se que algumas organizações duplicaram e até triplicaram o número habitual de vendas, esgotado todos os exemplares que haviam pedido.
Em Setúbal, por exemplo, o primeiro número do «Avante!» remodelado foi pretexto para a realização, em várias localidades do distrito, de bancas de rua para venda do jornal. O saldo foi altamente positivo: a venda no «Avante!» no distrito cresceu, esta semana, mais de um milhar de exemplares.
Este resultado, obtido na sequência dos aumentos de vendas verificadas nos últimos tempos, reforça o optimismo das organizações do Partido no que respeita ao êxito da campanha de promoção em curso.


Paris

O «Avante!» remodelado voltou a ser distribuído no mercado de Villiers, numa iniciativa da organização de Paris do PCP em que participou uma dezena de camaradas. O camarada Leandro Martins, membro do Comité Central e Chefe de Redacção do nosso jornal deslocou-se à região parisiense e participou nesta iniciativa na manhã do passado domingo, tendo, nesse fim de semana, dado entrevistas sobre o «Avante!» e a remodelação em alguns canais de rádio que transmitem em Português e visitado a Associação de Villejuif. Na tarde de Domingo, após um Encontro-debate sobre cidadania promovido pelos camaradas portugueses, a que noutra notícia nos referimos, muitos leitores quiseram falar do órgão central do PCP, das modificações introduzidas pela remodelação, sobre as características fundamentais que deve manter um jornal comunista e sobre a necessidade de uma maior divulgação do «Avante!».


Setúbal

Com a presença do director do nosso jornal, José Casanova, realizou-se, na sexta-feira, no salão do Centro de Trabalho do PCP em Setúbal, um vivo e interessado debate sobre «A imprensa em Portugal e o papel do «Avante!», em que participaram várias dezenas de pessoas, incluindo representantes da comunicação social local.
No sábado, no Auditório do Pavilhão do Alto do Moinho, em Corroios, realizou-se uma sessão sobre o aniversário do «Avante!» que contou com a presença de cerca de setenta camaradas e amigos. Durante duas horas e meia, a remodelação do «Avante!», a sua difusão e a necessidade de, enquanto órgão central do PCP, fazer chegar o mais longe possível a opinião, a actividade e as propostas do Partido, foram temas debatidos pelos presentes. No debate, muito participado e rico de conteúdo, foram igualmente abordadas questões relacionadas com a situação política, bem como sobre os critérios adoptados pela generalidade da comunicação social dominante quando trata assuntos relacionados com o PCP.
Também em Alhos Vedros, enquadrado no 69.º aniversário do jornal «Avante!», se realizou, no passado sábado, no auditório do Centro de Trabalho do PCP, um debate com a presença de mais de 50 camaradas e amigos e a participação do camarada Dias Lourenço.
No debate, que foi animado por diversas questões colocadas por alguns camaradas, Dias Lourenço falou sobre a importância e o papel da imprensa do Partido no passado e no presente, quer a nível nacional quer internacional.
Seguiu-se uma pequena festa, onde se partiu um bolo de aniversário e se cantou os «Parabéns a você».


Faro

A organização concelhia de Faro do Partido propõe-se aumentar as vendas do «Avante!», a breve prazo, de modo a acabar com os cerca de 40 por cento de sobras, que actualmente se registam. Depois de conseguido este objectivo – que passará também pelo alargamento da distribuição às organizações do PCP em mais duas importantes freguesias e a muitos activistas e eleitos da CDU que não são militantes do Partido –, o trabalho prosseguirá, para que suba o número de exemplares vendidos semanalmente no concelho.
Estas metas foram apontadas pela camarada Bernardina Sebastião, na passada quinta-feira, no jantar que assinalou o aniversário do órgão central do Partido e que reuniu, no centro de trabalho do PCP na capital algarvia, cerca de meia centena de militantes comunistas e leitores do «Avante!». Bernardina Sebastião falou igualmente sobre as decisões do Comité Central e o trabalho de preparação do 16.º Congresso no concelho.
Na iniciativa participou também Domingos Mealha, jornalista do «Avante!», que apontou alguns aspectos da remodelação do jornal, iniciada no número que naquele mesmo dia fora colocado em distribuição, chamando a atenção para a importância do órgão central do PCP como fonte indispensável de informação rigorosa e verdadeira e veículo de opinião de Esquerda, em defesa dos trabalhadores e do povo, pelo socialismo e o comunismo.


Aveiro

O «Avante!» - a sua remodelação e a campanha de promoção e difusão em curso – foi o tema da reunião da Direcção da Organização Regional de Aveiro, aberta a outros quadros do Partido, e na qual participou o director do nosso jornal.
Tratando-se de uma reunião realizada no dia 17, a discussão centrou-se, naturalmente, no primeiro «Avante!» remodelado. O «novo» jornal agradou, no essencial, aos camaradas que já o haviam lido, os quais, no entanto, avançaram com algumas ideias susceptíveis de tornar mais atractiva a leitura do «Avante!».
No distrito, a campanha de promoção está em marcha e tem como referências os bons índices de venda já verificados nalguns concelhos – nomeadamente Ovar onde, no sábado, no mercado, se realizou uma banca de divulgação do «Avante!».


«Avante!» Nº 1369 - 24.Fevereiro.2000