A Quinta da Memória
está salva



A Quinta da Memória, em Odivelas, está salva. «O bom senso e as propostas da CDU acabaram por prevalecer», afirma a CDU/Odivelas em comunicado profusamente distribuído pela população de Odivelas e outras freguesias. A freguesia ganhou assim «um amplo espaço verde, dedicado ao lazer de todos; preservando a sua memória, agora livre das agressões do cimento». Espaço anteriormente posto em causa por propostas em torno da localização das futuras instalações da Câmara Municipal de Odivelas.

Relativamente a esta questão, a CDU/Odivelas sempre norteou a sua posição - como é sublinhado em declaração de voto dos vogais representantes da Coligação na Comissão Instaladora do Município - por dois objectivos fundamentais: defender a construção de um grande jardim e parque verde na Quinta da Memória e defender a localização do futuro centro administrativo na área prevista pelo PDM, tendo em vista a sua centralidade e a rede viária existente e prevista.
Uma posição que a análise e a proposta técnica efectuada pelo grupo de técnicos municipais veio agora confirmar como «a que melhor defendia os interesses da população do concelho».
No comunicado dirigido à população lembra-se que «as propostas da CDU, apoiadas pelas justas pressões da população e por todos os estudos técnicos, foram decisivas». O que demonstra, uma vez mais, que «decisões tão importantes não podem ficar entregues às ânsias de protagonismo de alguns ou a mesquinhos interesses político-partidários».
Outra ideia ainda ficou provada, sublinha a CDU, que «é fundamental a participação de todos na construção do Concelho de Odivelas».


CDU debate
problemas da Pontinha

O debate em torno dos problemas da população, numa perspectiva de desenvolvimento, da freguesia da Pontinha e do novo concelho de Odivelas, tem vindo a mobilizar a acção e intervenção da CDU.
Em comunicado de imprensa, a CDU lembra que tem mantido uma intervenção constante em torno dos problemas concretos da população e refere alguns exemplos, como a recolha de cerca de 2000 postais exigindo ao Ministério da Administração Interna mais e melhores condições de segurança, a exigência junto do Ministério da Saúde, de construção de um novo Centro de Saúde e a realização de diversas Assembleias de Freguesia em torno de problemas locais.
De entre as acções desenvolvidas no âmbito dos pelouros da responsabilidade da CDU na Comissão Instaladora, destacam-se, nomeadamente, as obras de beneficiação do Jardim de Infância Popular da Pontinha e a conclusão de projectos no âmbito da Habitação Social.
Um novo Centro de Saúde e um novo mercado, um pavilhão gimnodesportivo e algumas necessidades mais sentidas em termos de acessibilidades são, neste momento, exigências das populações das freguesias que contam com uma activa intervenção da CDU.


«Avante!» Nº 1369 - 24.Fevereiro.2000