PS da Sérvia
em Congresso



Sob o lema «Reconstrução, Desenvolvimento, Reforma» realizou-se em Belgrado, a 17 de Fevereiro, o 4º Congresso do Partido Socialista da Sérvia (PSS). Nos trabalhos participaram 2314 delegados eleitos em representação dos mais de 600 000 membros do PSS.

O PCP participou no evento através de Carlos Aboím Inglez, membro do Comité Central. Na saudação enviada ao Congresso, o PCP sublinha que «nas duras provas a que as ingerências imperialistas têm desde há uma década submetido os povos da Sérvia e da Jugoslávia, sempre os comunistas portugueses condenaram firmemente as intervenções e os diktats estrangeiros, o uso da violência, as sanções injustas, e a criminosa agressão, violadora de todas as normas do direito internacional, de que a Jugoslávia foi alvo por parte dos EUA e da NATO».
A mensagem do PCP exprime ainda ao PSS e a todas as forças progressistas e patrióticas os maiores votos de sucesso na «árdua tarefa de reconstrução do seu país, na criação de condições de vida digna para os seus povos, na pacificação e convivência cívica entre as várias nacionalidades que integram as multi-étnicas Sérvia e Jugoslávia».
Após o Congresso, teve lugar na capital jugoslava em encontro subordinado ao tema «As relações internacionais à entrada do século XXI - por um mundo de iguais». No âmbito desta iniciativa, em que participaram os representantes dos 93 partidos e organizações de 56 países que assistiram ao Congresso, Aboím Inglez foi recebido por Milan Milutinovic, presidente da República da Sérvia, num encontro para troca de informações sobre a situação nos respectivos países.


«Avante!» Nº 1369 - 24.Fevereiro.2000