Eleições em Cabo Verde



Os resultados das eleições autárquicas de domingo em Cabo Verde saldaram-se pela vitória do PAICV nas principais cidades do país, incluindo a capital, Praia.

De acordo com os resultados provisórios, quando faltavam apurar 221 das 627 mesas de voto do país, o Movimento para a Democracia (MpD, governamental), contava com 30,65 por cento dos votos expressos, enquanto o PAICV registava 27,44 por cento dos votos. Em terceiro lugar situava-se a Associação para o Trabalho e para a Solidariedade (ATS, liderada por Onésimo Silveira), seguida pelo Grupo Independente para o Desenvolvimento da Ribeira Grande (GIDR, de Jorge Santos).
Em termos de presidências de Câmaras Municipais, o PAICV venceu nos círculos eleitorais da Praia, Santa Catarina, Santa Cruz (na ilha de Santiago, onde não detinha anteriormente qualquer autarquia), Sal, Brava, S. Filipe e Mosteiros (ilha do Fogo).
Em aberto estava ainda a presidência da Câmara Municipal do Tarrafal, devido a atraso no processo de apuramento. Quanto ao MpD, venceu nos círculos de S. Domingos e S. Miguel (ilha de Santiago), Maio, Boavista, Paúl e Porto Novo (Santo Antão).
O Secretário Geral do PCP, Carlos Carvalhas, enviou ao Presidente do PAICV, Pedro Pires, uma mensagem de felicitações «pelos excelentes resultados alcançados» nas eleições autárquicas.


«Avante!» Nº 1369 - 24.Fevereiro.2000