Lenine



O recente aparecimento nas livrarias de uma obra sobre Lenine da autoria de uma conhecida historiadora e académica francesa (*) confronta-nos com uma elaborada tentativa de «reinterpretação e de reconceptualização» e do estabelecimento de um «novo olhar sobre o homem e sobre o significado da sua experiência» a partir de um ponto de vista marcadamente conservador e de direita.

Deixando para outros espaços e condições a desmontagem crítica deste trabalho importa, mesmo assim, chamar a atenção para as evidentes e interesseiras razões que levam os ideólogos do capitalismo a afirmarem que o «comunismo está posto de parte e a luta abandonada». E para os esforços que desenvolvem, quer no plano político quer no ideológico, para apresentarem o paradigma estalinista – o «modelo» de sociedade e de partido que conduziu à degenerescência da primeira revolução socialista, à implosão do socialismo na URSS e em outros países do Leste, e à perda de poder atractivo dos comunistas – como uma inevitável decorrência do pensamento de Lénine.

Parece pois particularmente necessário chamar a atenção de quantos se reclamam do marxismo para a importância da divulgação, valorização e análise aprofundada da obra de Lenine – o mais eminente continuador do pensamento de Karl Marx - e da revolução de Outubro, à qual o seu nome está indissoluvelmente ligado.
Esforço que não é separável do aprofundamento corajoso das causas que determinaram a degenerescência e a perda dessa grande revolução e que evidencie os aspectos em que se verificou um profundo divórcio em relação às teorias de Marx e de Lénine e aos ideais que animavam o seu projecto emancipador e libertador.
E que é também parte integrante da indispensável e rigorosa análise das contradições do nosso tempo, e do aprofundamento do projecto comunista hoje, que sustentem a apresentação credível do socialismo como grande causa , alternativa ao capitalismo, para o século XXI. — Edgar Correia

(*) Lénine , Hélène Carrère d’Encausse, Editorial Inquérito


«Avante!» Nº 1369 - 24.Fevereiro.2000