JUVENTUDE

JCP lança campanha
Mais salário, melhor emprego



«Mais salário, melhor emprego» é o lema da campanha nacional lançada pela JCP na semana passada dirigida aos jovens trabalhadores. Trata-se de uma iniciativa de denúncia e luta contra a política de direita e de afirmação das propostas dos jovens comunistas. Estão previstos debates e acções de propaganda e contacto com jovens em empresas.
Entre as propostas da JCP, destaca-se o aumento imediato do salário mínimo para um valor não inferior a 64 500$00 e o cumprimento da lei que proíbe a discriminação salarial dos jovens e o alargamento desta para a proibição da discriminação relativa aos estagiários e aprendizes. Para trabalho igual salário igual, exige a JCP.
A precariedade e a falta de segurança no emprego são algumas das principais preocupações da organização. «Cerca de 45 por cento dos jovens trabalhadores por conta de outrem têm contrato não permanente e, a estes, há que acrescentar os milhares e milhares de trabalhadores submetidos aos esquemas ilegais de contratação como o falso trabalho independente, vulgarmente conhecido por "recibos verdes"», denuncia.
A JCP sublinha ainda a importância da sindicalização. «Juntos teremos mais força. Só a união dos trabalhadores pode reforçar a sua luta pelos direitos», afirma.


«Avante!» Nº 1370 - 2.Março.2000