Deputados do Porto anunciam Mandato Aberto
Mais perto das populações


Na semana passada, os deputados comunistas João Amaral e Honório Novo prestaram contas do funcionamento do Gabinete de Atendimento Público.

Criado há dois meses no Porto, este Gabinete foi já contactado por 45 eleitores individualmente e associações representativas, sendo que todas as questões tiveram encaminhamento e resposta no quadro das competências dos deputados e da Assembleia da República. Nomeadamente através de vários requerimentos apresentados ao Governo, contactos com instituições públicas e aconselhamento aos cidadãos sobre diligências a tomar.
Anunciado foi, ainda, o lançamento do Mandato Aberto, forma de trabalho com que o PCP pretende reforçar a acção destes deputados em todos os concelhos, nomeadamente através de visitas institucionais, contactos com associações e populações e, ainda, a instituição de um período de atendimento público.
João Amaral e Honório Novo iniciaram o primeiro Mandato Aberto em Gondomar, no dia 21 de Fevereiro, ouvindo as principais preocupações da região e comprometendo-se a algumas iniciativas legislativas com vista à sua soulção.


Um intenso contacto

Os deputados do PCP começaram por reunir com os responsáveis da LIPOR, seguindo-se uma visita ao Centro de Formação de Ourivesaria e Relojoaria (CINDOR).
Mais tarde reuniram com a Federação das Colectividades de Gondomar e com a Federação das Associações de Pais de Gondomar de quem ouviram manifestações de apoio aos projectos de lei do PCP sobre os respectivos sectores.
Junto da Associação Comercial e Industrial de Gondomar, João Amaral e Honório Novo aperceberam-se das dificuldades que a instalação de médias e grandes superfícies está a criar ao comércio tradicional.
Os deputados encontraram-se, depois, com o presidente da Junta de Freguesia de Valbom e, face às suas preocupações relativamente à extracção ilegal de areias no rio Douro, comprometeram-se a exigir do Governo medidas para pôr fim a este atentado ambiental.
Quanto às preocupações manifestadas pelo presidente da Junta de Freguesia de Fânzeres, os deputados do PCP vão questionar o Governo sobre a construção das instalações da GNR e, face às apreensões dos cidadãos de S. Pedro da Cova em matéria de segurança, sobre a instalação aqui de uma esquadra da PSP ou GNR.
Por fim, João Amaral e Honório Novo ouviram do presidente da Junta de Rio Tinto a necessidade da construção de um Centro de Saúde, e encontraram-se com o Movimento Rio Tinto, com quem pensam prosseguir o diálogo.


«Avante!» Nº 1370 - 2.Março.2000