6.º Congresso da União dos Sindicatos de Setúbal
realiza-se dia 10 de Março no Seixal
Sindicalizar e rejuvenescer


Nos últimos três anos inverteu-se a tendência de diminuição e há mesmo crescimento do número de trabalhadores sindicalizados, sobretudo jovens.

Está em discussão, entre os trabalhadores e nas estruturas do movimento sindical unitário, o projecto de Programa de Acção do 6.º Congresso da União dos Sindicatos de Setúbal, que tem lugar no próximo dia 10, sexta-feira, no Forum Municipal do Seixal, sob o lema «Mais emprego com direitos, melhores salários, um distrito em desenvolvimento».
Na reunião magna dos sindicatos de Setúbal vão ser analisadas a situação social e laboral do distrito e a actividade da USS/CGTP desde o anterior congresso, em Março de 1997. Os delegados vão ainda debater e aprovar o Programa de Acção para os próximos 4 anos e eleger os dirigentes para o mandato até 2004.
Reconhecendo as dificuldades levantadas à sindicalização e à livre actividade sindical na generalidade das empresas, sobretudo devido à política neo-liberal, que provoca o encerramento e desmantelamento de muitas empresas, e ao elevado índice de precariedade de emprego, a União propõe-se prosseguir o esforço para aumentar o número de sócios dos sindicatos, apontando a sindicalização como «a acção de base para toda a organização».

Tarefas prioritárias

Com as campanhas realizadas, os sindicatos conseguiram «estancar a quebra do número de sindicalizados que se vinha verificando até há cerca de três anos e inverter a tendência, com um notório crescimento da sindicalização de jovens trabalhadores». O projecto de Programa de Acção (cujo texto pode ser consultado na Internet, em www.ussetubal.pt) salienta que «existe um vasto campo» para a sindicalização e «é necessário mais do que nunca continuar a considerar esse trabalho como tarefa prioritária, diária, regular e permanente».
No congresso deverá ser definida a meta distrital de sindicalização, no âmbito da campanha nacional da CGTP, de mais 50 mil trabalhadores inscritos, por ano, até 2004.
«Uma das tarefas prioritárias a ser levada a cabo pelos sindicatos no distrito», durante o mandato que se vai iniciar, será o rejuvenescimento da estrutura sindical. Este, «decorrendo fundamentalmente do trabalho de sindicalização, é uma tarefa essencial para o desenvolvimento da acção sindical e para a manutenção dos princípios do movimento sindical unitário, na defesa dos interesses dos trabalhadores», sublinha-se no projecto em discussão, acrescentando que, após a inscrição dos jovens no sindicato, o rejuvenescimento da organização prossegue na sua responsabilização, «como aliás, tem vindo a acontecer mais acentuadamente nas últimas eleições sindicais».


«Avante!» Nº 1370 - 2.Março.2000