Encontro CDU de Almada
Dois anos em balanço


O concelho de Almada é reconhecido como «um dos concelhos mais desenvolvidos, equilibrados e com melhores perspectivas de qualidade de vida da Área Metropolitana de Lisboa», afirma-se em Moção aprovada sábado passado no Encontro Concelhio de Almada da CDU. Um reconhecimento que, como concluíram os 150 participantes neste encontro, se deve ao elevado nível das suas «infraestruturas económicas, sociais, culturais e desportivas».

Na Resolução, igualmente aprovada por unanimidade, em que se faz o balanço de dois anos de mandato, são referidas algumas das obras entretanto realizadas, desde o melhoramento das acessibilidades, a mais e melhores escolas, espaços para a juventude, equipamentos desportivos e recreativos, culturais e sociais, de par de uma melhor segurança e abastecimento.
A renovação e requalificação de áreas urbanas e áreas de génese ilegal, o apoio ao movimento associativo, mais e melhor habitação social e obras como o Parque da Paz, o Elevador Panorâmico e o seu Jardim do Rio, são outras das realizações referidas.
Os participantes no encontro lembraram, entretanto, que «o trabalho autárquico é fortemente condicionado por factores que são completamente alheios aos eleitos» e comprometeram-se a cumprir os programas eleitorais e exigir do governo «a resposta positiva às propostas, aspirações e reivindicações dos órgãos autárquicos, enquanto representantes de toda a população».
Nesta perspectiva a CDU exige, nomeadamente, que o governo disponibilize verbas para «a consolidação de escarpas e falésias, terrenos para a construção de habitação social, e apoio ao movimento associativo do concelho».
Exige-se ainda um apoio mais significativo para a construção de instalações para o ensino pré-primário, de estações de tratamento de águas residuais e para as infra-estruturas do Parque de Ciências e Tecnologias de Almada/Setúbal.


«Avante!» Nº 1370 - 2.Março.2000